Saiba Mais sobre Alimentação e Fertilidade

Por Helouse Carneiro – Alimentação e Fertilidade

Não somente para mulheres mas também para os homens, a alimentação tem um papel fundamental na fertilidade.

A alimentação que beneficia tem base em uma dieta limpa livre de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e carboidratos refinados.

A dieta neste caso deve ter um aspecto anti-inflamatório, antioxidante e de baixa carga de carboidrato refinado, rica em micronutrientes com equilíbrio calórico individual.

Uma das dietas mais estudadas para vários fins e com grande benefício para fertilidade pelo seu aspecto anti-inflamatório e antioxidante é a dieta do MEDITERRÂNEO, baseada no consumo de frutas, vegetais, carnes mais magras, carboidratos de boa qualidades como raízes e gorduras insaturadas (azeite de oliva, abacate, peixes fonte de ômega 3 e castanhas).

Os alimentos antioxidantes têm um potencial de reduzir os efeitos do estresse oxidativo, que acontece pelo aumento da produção de radicais livres do dia a dia.

Se você come mau, bebe em excesso, fuma, dorme mau, se expõe muito ao sol e é sedentário o estresse oxidativo é aumentado no seu corpo.

E essa oxidação prejudica o bom funcionamento dos ovários e qualidade dos óvulos, bem como pode baixar a qualidade do sêmen, quantidade e mobilidade dos espermatozóides…está tudo ligado!

Micronutrientes e fitoquímicos presente principalmente em frutas e vegetais, tem um potencial antioxidante, além de oferecer nutrientes essenciais para o bom funcionamento dos órgãos sexuais, formação do embrião, implantação e nutrição do mesmo.

Como faria tudo isso sem nutrição, não é mesmo?

O aspecto anti-inflamatório dos alimentos como gengibre, açafrão e gorduras insaturadas auxilia na produção de hormônios para ambos os sexos, na consistência do folículo que formará o óvulo, reduz processo inflamatório que pode existir e assim melhora a implantação do embrião no endométrio.

Comece pela base e após não você pode avançar no tratamento. A Medicina e a Nutrição já evoluíram muito nesse assunto, principalmente pensando no caminho mais natural que é possível em muitos casos.

Consulte profissionais especializados que podem te auxiliar a identificar carências nutricionais e outras possíveis questões para sua fertilidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!