Manual Clínico Na Assistência a Adultos Infectados pelo HIV
Ministério da Saúde
Secretaria de Vigilância em Saúde
Secretaria de Atenção à Saúde
Programa Nacional de DST e Aids
Série Manuais nº 71
89 páginas
Brasília-DF, 2006
O presente documento, elaborado pelo Programa Nacional de DST e Aids e Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, contou com a colaboração de profissionais da área de Nutrição e HIV/Aids de serviços e redes de apoio do país.
O objetivo é trazer informação aos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde, envolvidos no aconselhamento e tratamento das pessoas vivendo com HIV e aids (PVHA). O objetivo deste material é servir de base na avaliação e aconselhamento nutricional.
A importância da alimentação / nutrição para pessoas vivendo com HIV e aids (PVHA) é tão relevante, que muitos autores defendem que deveria ser tratada com a mesma atenção que as análises laboratoriais e carga viral, seja pela característica hipermetabólica da infecção pelo HIV, seja pelos efeitos adversos das medicações.
Profissionais da área têm defendido que o controle e acompanhamento nutricional deveriam ser utilizados sistematicamente como estratégia de tratamento, acompanhamento e prevenção. Se para as pessoas assintomáticas, fora de terapêutica específica, a alimentação deve ser cuidada e balanceada, para as pessoas em tratamento com medicação anti-retroviral, esses cuidados devem ser redobrados.
A expectativa é que este Manual possa ser utilizado e auxilie os profissionais de saúde no seu dia a dia, no atendimento às PVHA. O Anexo 1 traz informações técnicas sobre os Métodos de Avaliação Nutricional.
Luis Fernando Rolim Sampaio – Diretor do Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde
Mariângela Simão – Diretora do Programa Nacional de DST e Aids/ Secretaria de Vigilância em Saúde
Seja o primeiro a comentar!