Na Cozinha com Frutas, Legumes e Verduras

Ministério da Saúde
Universidade Federal de Minas Gerais

Anúncios

Apenas um em cada quatro brasileiros consome a quantidade ideal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que representa a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale, aproximadamente, ao consumo diário de cinco porções desses alimentos. (BRASIL, 2014b).

Apesar de estudos apontarem o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009) mostrou que quase dois terços da alimentação dos brasileiros ainda correspondem, em termos do total de calorias consumidas, a alimentos in natura ou minimamente processados e a preparações culinárias feitas com esses alimentos.

Todavia, o atual cenário de transição epidemiológica e nutricional no País, representado pelo aumento significativo de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e com importantes mudanças no consumo alimentar da população brasileira, tem exigido o desenvolvimento de políticas públicas, além da ampliação de ações intersetoriais, que repercutam positivamente sobre os determinantes da saúde e nutrição.

Anúncios

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan) traz como uma de suas diretrizes a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, que é uma das vertentes da Promoção à Saúde. Neste sentido, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), vem investindo na promoção da alimentação adequada e saudável para a população brasileira e na elaboração de publicações e materiais técnicos e educativos de forma integrada e intersetorial, como o Guia Alimentar para População Brasileira e os Alimentos Regionais Brasileiros.

Assim, esta publicação é mais um resultado de trabalho conjunto de diversos atores, elaborado pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DAB/SAS/MS) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/Brasil).

Neste livro, você encontrará informações úteis sobre diversos alimentos brasileiros e como diversificar seu uso no dia a dia. Primeiramente, serão apresentadas as principais características nutricionais dos grupos de alimentos e os benefícios à saúde, além das formas de como comprá-los com melhor qualidade e preço. Também serão abordadas questões de higienização e armazenamento, visando à qualidade nutricional deles. E por fim, disponibilizamos várias receitas criadas com o intuito de oferecer opções saborosas, nutritivas, práticas e de baixo custo. São diferentes preparações com deliciosos sabores!

Desta forma, espera-se que “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras” contribua para apoiar e estimular práticas alimentares adequadas e saudáveis no âmbito individual e coletivo, além de qualificar as ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidas nos serviços de saúde.

Anúncios

A valorização e o incentivo do consumo de frutas, legumes e verduras representam uma importante estratégia de promoção da saúde e de alimentação adequada e saudável, contribuindo para a melhoria do padrão alimentar e nutricional e para a redução de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde

5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!