Aguarde, carregando o site...

A Barbie na Vida Real Reflexão

Por Annie Bello – A Barbie na Vida Real Reflexão – Hoje eu quero falar sobre a Barbie e o grave problema de insatisfação corporal e distorção de imagem corporal em crianças.

Anúncios

Você sabia que a barbie é completamente desproporcional???

(eu não gosto da Barbie… nunca dei Barbie para minha filha pq eu acho uma boneca bizarra, todas as que ela ganhou de presente de aniversário foram repassadas).

Pois é, a onipresente boneca Barbie tem 1,70 m de altura e pesa 50 kg – cerca de 14 kg abaixo do peso saudável para uma mulher dessa altura (!!!).

Um gráfico realista produzido pelo Rehabs.com aproxima a boneca da realidade…

Ela não conseguiria erguer a cabeça, teria metade de um fígado, não poderia segurar nada pesado… E por conta da distribuição desequilibrada do seu peso, a Barbie precisaria andar de quatro.

Sabe o que é ainda pior???

Ser parecida com a barbie é o desejo, anseio de corpo de muitas meninas, adolescentes e adultas….

Tudo começa com sua primeira boneca de brinquedo, em que são expostas à imagens altamente irrealistas de corpos femininos e são ensinadas a modelar essas imagens em suas próprias vidas.

E o impacto dessas bonecas na autoimagem e nos hábitos alimentares das meninas é muito real e mensurável.

Em um estudo psicológico, meninas de 5 a 8 anos viram imagens de uma boneca Barbie ou de uma boneca mais realista de “tamanho 16”. As que viram as bonecas Barbie apresentaram menos autoestima e pior imagem corporal, além de maior desejo de ser magra.

Em busca desse objetivo inatingível, os números relacionados à transtornos de imagem e comportamentos alimentares números são impressionantes:

– 4 em cada 5 crianças de 10 anos dizem que têm medo de engordar
– 42% das meninas da primeira à terceira série gostariam de ser mais magras
– 50% das meninas de 9 ou 10 anos afirmam que se sentem melhor consigo mesmas quando estão fazendo dieta

Tudo isso não passa de um produto de uma sociedade e da cultura da mídia que valoriza uma imagem de mulher magra acima de qualquer outra coisa e desvaloriza qualquer mulher com outro formato de corpo.

A Barbie na Vida Real - Reflexão

Desde as minhas primeiras aulas sobre imagem corporal eu dava esse mesmo exemplo q a Barbie não ficaria de pé… Qual opinião de vocês?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo