3 Suplementos – Remoção da Vesícula
Por Felipe Rossini – Hoje é dia de post sobre Remoção da Vesícula, é para você que removeu sua pobre e sofrida vesícula biliar. Lembrando que nem sempre há necessidade de suplementação, depende muito de como seu corpo consegue lidar com os lipídeos da sua dieta, afinal, você produz bile, você só não armazena.
Suplemento para Remoção da Vesícula:
Sais Biliares:
O uso de sais biliares pode ser interessante apenas em pessoas que sofrem de diarreia ou possuem fezes mais amareladas ou com sinais clássicos de má digestão de lipídeos.
A quantidade de sais biliares varia com base na quantidade de gordura na refeição, logo, você vai precisar de mais sais biliares quando comer churrasco e menos quando comer um prato de arroz feijão. Uma sugestão de dose inicial pode ser entre 200-500mg por refeição.
Vitaminas:
A bile e os ácidos biliares são muito importantes na digestão e absorção das gorduras. Como a absorção saudável de gordura é necessária para a absorção normal de vitaminas lipossolúveis, um desequilíbrio a longo prazo pode levar a deficiências dessas vitaminas.
As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas A, D, K e E. Algumas são mais propensas a deficiências do que outras, e não necessariamente, todas precisam ser suplementadas. As doses irão variar de pessoa pra pessoa, mas vou tentar dar um norte procêis.
A vitamina A geralmente de 2.000-10.000ui/dia, vitamina D de 4.000 a 10.000ui/dia, vitamina E de 200-400ui/dia e vitamian K na casa dos 90-150mcg.
Enzimas:
As enzimas digestivas, principalmente as enzimas que auxiliam na digestão de lipídeos, como as lipases, podem ser recursos interessantes para otimizar sua capacidade digestiva. Recomendo consumir com refeição, no caso refeiçoes que você tiver uma ingestão alta de lipídeos19, embora esse talvez seja o suplemento que menos prescrevo para esse público.
Leia Também: Removeu a Vesícula, Entenda o que Muda
PDN3 – suplemento para quem não tem vesícula
Seja o primeiro a comentar!