O que Acontece se você Não Ingerir Vitamina B12

A vitamina B12, também é conhecida como Cobalamina, que também é uma das vitaminas que participam do complexo B. E ela é importante para a manutenção do nosso sistema nervoso, da maturação e manutenção das células do nosso sangue.

Anúncios

Alguns estudos mostram que vegetarianos, principalmente os estritos, possuem níveis de vitamina b12 mais baixo do que as pessoas ovolactovegetarianas e onívoros, mas não significa dizer que pessoas que comem carnes, tenham níveis ótimos, pelo contrário.

Cerca de 12% das pessoas que consomem carnes, possuem deficiência de vitamina B12, portanto, a deficiência dessa vitamina não é exclusiva dos vegetarianos.

Quando se tem níveis mais baixos da Cobalamina, podem acontecer algumas alterações no sangue e no sistema nervoso.

Na falta da vitamina b12, você pode sentir mais cansaço e um pouco pálida e acontece o que se chama de anemia por deficiência de vitamina B12 ou anemia megaloblástica. Nos sintomas neurológicos, pode ocorrer alteração na sensibilidade dos pés, irritabilidade, déficit de memória agitação e ainda, depressão, prejuízo na cognição.

Anúncios

Na minha prática clínica, observo nos meus pacientes o formigamento nas mãos e pés, distúrbios de atenção e baixa concentração. Já aconteceu com você?

Outra alteração importante que pode acontecer é o aumento da homocisteína e do risco de doenças do coração, pois quando a vitamina b12 está baixa no seu sangue, a homocisteína se eleva, sendo fator de risco para má formação fetal, maior risco de demências, e ainda, osteoporose.

Por isso, o acompanhamento com seu médico ou nutricionista, através de exames laboratoriais é super importante para que você acompanhe os níveis de não só da Vitamina B12, como de outros marcadores importantes pra sua boa saúde. E claro, nada de se autosuplementar hein, meus jovens!

Você suplementa a vitamina B12?

O que Acontece se você Não Ingerir Vitamina B12

Matéria da nutricionista Tiane Brites

Anúncios

Leia Também:

Vitamina B12 Sublingual Dozemast

Sobre Vitamina K2

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!