Sobre Vitamina K2

Por Jureci Machado

Anúncios

A vitamina K desempenha funções no organismo como participar da coagulação sanguínea, evitando hemorragias, e fortalecer os ossos, pois aumentação a fixação do cálcio na massa óssea.

A vitamina K é dividida em 3 tipos: k1, k2 e k3. A vitamina k1 é a encontrada naturalmente dos alimentos e é a responsável por ativar a coagulação, enquanto a vitamina k2 é produzida pelas bactérias intestinais e auxilia na formação dos ossos e na saúde dos vasos sanguíneos. Além dessas, existe também a chamada vitamina k3, que é produzida em laboratório e utilizada para fazer suplementos desta vitamina.

Essa vitamina está presente principalmente em vegetais verde escuros, como brócolis, couve e espinafre, alimentos que costumam ser evitados por pessoas que usam medicamentos anticoagulantes para evitar infarto ou AVC.

Anúncios

vitamina k é muito importante para o organismo, já que desempenha as seguintes funções:

Interfere na coagulação sanguínea, controlando a síntese de proteínas (fatores de coagulação), importantes para a coagulação sanguínea, controlando sangramentos e favorecendo a cicatrização;
Melhora a densidade óssea, pois estimula uma maior fixação do cálcio nos ossos e nos dentes, prevenindo a osteoporose;
Evita hemorragias em bebês prematuros, pois facilita a coagulação do sangue e evita que esses bebês tenham complicações;
Ajuda na saúde dos vasos sanguíneos, deixando-os com maior elasticidade e sem acúmulo de cálcio, o que pode causar problemas como aterosclerose.
É importante lembrar que para a vitamina K contribuir para melhorar a densidade da massa óssea é preciso ter uma boa ingestão de cálcio na dieta, para que esse mineral esteja em quantidade suficiente para fortalecer ossos e dentes.

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!