Ácido Úrico Alto? Leia o Post

Ácido Úrico Alto? Leia o Post – Por Bruna Arantes

Anúncios

O ácido úrico é uma substância naturalmente produzida pelo nosso corpo, ele se forma através da quebra das moléculas de purina.

Encontramos purina principalmente na proteína animal (carne vermelha, embutidos, frango, peixes e frutos do mar), porém esses não são os únicos alimentos que podem aumentar a quantidade de purina e consequentemente do ácido úrico, a frutose proveniente do xarope de milho, o qual é utilizado pela indústria na produção de biscoitos, refrigerantes, bolos, nos alimentos industrializados em geral, também pode elevar e muito os níveis do ácido úrico.

As bebidas alcoólicas também contribuem para a hiperuricemia, o álcool compete com o ácido úrico na filtração pelo rim, e por ele ser considerado mais tóxico para o organismo do que o ácido úrico, o corpo opta por excretar (jogar fora) o álcool, elevando assim os níveis de ácido úrico que fica em segundo plano para ser excretado.

Anúncios

A hiperuricemia (ácido úrico elevado) pode levar ao quadro de gota (artrite gotosa aguda), litíase renal (pedra no rim – urato), nefropatias (doenças renais) e ainda, há uma maior incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes em pessoas com esse marcador em valores elevados.

Mudanças no estilo de vida, especialmente na alimentação, prática de exercício e ingestão de água são de extrema importância para redução dos níveis de ácido úrico.

Vale avaliar a vitamina C, através dos exames laboratoriais, e caso não esteja em valores ótimos deve-se suplementar, pois a vitamina C inibe a xantina oxidase, que é uma enzima que catalisa as purinas, gerando ácido úrico.

Leia Também:

Anúncios

Spirulina um potente aliado na desintoxicação

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!