Alimentação para quem tem Doença Renal
Alimentação para quem tem Doença Renal – Por Lilian Costa
Uma das principais funções dos rins é filtrar o sangue para eliminar, por meio da urina, substâncias nocivas ao organismo.
Se você tem problemas renais, seu corpo está tendo dificuldade nessa filtragem!
Quais alimentos você pode comer para ajudar esse processo?
ÁGUA
Para manter estes órgãos funcionando plenamente, é MUITO importante estar sempre bem hidratado! A média de líquidos que você deve tomar por dia é de 2 a 3 litros por dia. A desidratação é um dos agravantes para a formação de pedra nos rins.
LARANJA E LIMÃO
O ácido cítrico, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Recomenda-se o consumo destas frutas para quem tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também!
LEITE E DERIVADOS
O consumo diário de cálcio também ajuda a inibir a formação de pedras, ao contrário do que algumas pessoas acreditam. A quantidade ideal é de 1000 a 1200 mg por dia, o que dá de três a quatro porções de lácteos.
MELHOR EVITAR
Sódio:
O sódio favorece a cristalização dos cálculos e também afeta a pressão arterial, o que acaba prejudicando os vasos sanguíneos dos rins e, consequentemente, suas funções.
Proteína:
Os rins precisam trabalhar mais para filtrar a ureia e amônia, que são produtos restantes da proteína. Quando diagnósticado com uma doença renal crônica, deve-se procurar um nutricionista para receitar uma dieta balanceada e que satisfaça as demandas nutricionais.
Potássio:
Quando o rim está com dificuldade de filtração, o corpo acaba acumulando potássio que, em excesso, pode desencadear algum problema cardíaco.
Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo!
Leia Também: Alguns Sintomas da Doença Renal Crônica
*PDN
Seja o primeiro a comentar!