Anemia Perniciosa e suas Características

Por Léo Borba – Anemia Perniciosa e suas Características

Anúncios

A anemia perniciosa é caracterizada por uma redução da hemoglobina e hematócrito relacionado à deficiência de vitamina B12 e acloridria que leva à hipergastrinemia e deficiência de vitamina B12.

Morfologicamente, ao exame da biópsia da mucosa do corpo gástrico é evidenciada uma gastrite atrófica crônica.

Tal fator está associada à detecção de autoanticorpos anti-células parietais em 90% dos pacientes, bem como de autoanticorpos anti-fator intrínseco em 60 a 75% dos casos, sendo que os anticorpos anti-fator intrínseco são mais específicos para a anemia perniciosa.

Os anticorpos contra as células parietais levam à ativação do sistema complemento e morte celular. Consequentemente, há uma redução dessas células produtoras de ácido clorídrico e de fator intrínseco levando à acloridria e à carência de fator intrínseco.

Anúncios

Com menor produção de ácido clorídrico, o pH do estômago fica menos ácido e mais alcalino, reduzindo a ativação do pepsinogênio em pepsina, comprometendo também a liberação da B12 da fração proteica de uma carne por exemplo.

E se não produz fator intrínseco, não há ligação da B12 ao fator intrínseco para absorção no íleo intestinal.

Logo, na anemia perniciosa, mesmo que a pessoa consuma vitamina B12 ou suplemente por via oral, ela não é absorvida devido à falta do fator intrínseco.

E se falta vitamina B12, a anemia perniciosa se torna macrocítica, com um volume corpuscular médio (VCM) alto. Além disso, pode haver pancitopenia (redução de hemácias, plaquetas e leucócitos), além do aumento do volume das plaquetas (VPM) e presença de neutrófilos hipersegmentados. A homocisteína pode elevar assim como o ácido metilmalônico aumenta, enquanto a B12 sérica reduz com a deficiência de B12.

Nesse caso, a correção da B12 através da via sublingual seria mais eficiente.

doi: 10.1111/jebm.12435
doi:10.1136/bmj.m1319

Anúncios

Leia Também:

Perigos da Anemia na Gestação

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!