Banana Verde para um Intestino Feliz

Provavelmente você já deve ter ouvido por aí sobre a tal da banana verdade, não é mesmo? Então vem comigo que vou te explicar qual é que é !

Anúncios

A “principal”diferença entre uma banana verde a madura, além do gosto, é a presença de um tipo de amido chamado de amido resistente (tipo 2). Presente em grandes quantidades na banana verde, e quanto mais verde, maior a quantidade.

Esse tal amido resistente, justamente por ser resistente a digestão, ao ser ingerido, é consumido pelas nossas bactérias intestinais, exercendo um efeito PREBIÓTICO.

Conforme a banana vai amadurecendo, esse amido vai sendo convertido em em açúcares simples, logo, fica cada vez mais doce e com menor potencial prebiotico.

Anúncios

Claro, você nao precisa consumir banana verde para ingerir prebiótico. Temos prebióticos de sobra em vários alimentos, mas, é sempre é bom alternar ao máximo a fonte e o tipo de prebiótico para uma microbiota mais rica. E existem poucos alimentos tão ricos em amido resistente quanto a banana verde.

Os benefícios são similares ao efeito de outras fibras prebioticas, como: saciedade, saúde cardiovascular, bactérias felizes, proteção das nossa células do cólon, redução da inflamação, melhora a resistência insulina e glicemia…. Onde a maioria desses benefícios esta associado a formação dos famosos ácidos graxos de cadeia curta, como o fofo do butirato.

Como consumir?

Devido aquele gostinho maravilhoso (alerta de ironia), sugiro cortar em rodelas e congelar, assim, vc pode adicionar uma ou duas rodelas sempre que for fazer sucos ou smoothies. É o melhor jeito de adicionar ela na sua rotina!

Como armazenar?

Descasque a banana e corte em rodelas finas. Leve ao freezer e congele. Simples! Use aqueles potes de sorvete que vc tem ai em casa e fica acumulando esperando o dia que eles terão alguma utilidade. Chegou o dia!

Anúncios

Claro que a banana madura é mais gostosa, ninguém aqui é maluco, mas elas tem algumas diferenças e quis trazer a mais interessante do ponto de vista nutricional.

Me conta se já experimentou e como usa ela!

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!