Berberina – Efeito no Diabetes Tipo 2

Por Gustavo Messora – A Berberina é um alcalóide extraído de várias plantas utilizadas na medicina tradicional chinesa. É usado principalmente para reduzir a resistência à insulina e melhorar os biomarcadores do diabetes tipo II, como glicose de jejum e hemoglobina glicada.

Anúncios

A Berberina pode ativar uma enzima chamada proteína quinase ativada por monofosfato de adenosina (AMPK) enquanto inibe a proteína tirosina fosfatase 1B (PTP1B), aumentando assim a sensibilidade à insulina.

Outros possíveis mecanismos de ação incluem a proteção das células β, a regulação da gliconeogênese hepática e a redução da sinalização de citocinas inflamatórias.

Pesquisas em humanos e animais sugerem que 1500 mg de Berberina, administrados em três doses de 500 mg cada, são tão eficazes quanto 1500 mg de metformina ou 4 mg de glibenclamida, dois medicamentos para o tratamento do diabetes tipo II.

A eficácia foi medida pela forma como os medicamentos reduziram os biomarcadores do diabetes tipo II. Deve-se observar que, embora haja um número razoável de pesquisas sugerindo fortes efeitos da Berberina na redução dos biomarcadores do diabetes tipo II, ela ainda é menos apoiada por pesquisas do que muitos produtos farmacêuticos e não está claro quais são seus efeitos de longo prazo sobre a mortalidade e complicações.

Anúncios

Algumas evidências sugerem que pode reduzir o colesterol LDL e triglicerídeos em diabéticos tipo II e, possivelmente, levar a um pequeno aumento no colesterol HDL.

Importante – Berberina – Efeito no Diabetes

A Berberina tem um alto potencial para interagir com medicamentos e algumas interações podem ser graves. Geralmente é seguro em doses normais, mas são necessárias mais pesquisas de longo prazo sobre sua segurança.

Podem ocorrer distúrbios gastrointestinais quando altas doses são usadas e, devido à sua capacidade de reduzir o açúcar no sangue , pode aumentar o risco de hipoglicemia (altas doses), embora isso não seja uma ocorrência comum.

A Berberina deve ser tomada durante as refeições ou logo após, para aproveitar o aumento da glicose no sangue e dos lipídios associados à alimentação.

Anúncios
Veja 4 Cardápios para Diabéticos + 20 Receitas
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!