Berberina – Efeito no Diabetes Tipo 2
Por Gustavo Messora
Berberina – Efeito no Diabetes Tipo 2
A Berberina é um alcalóide extraído de várias plantas utilizadas na medicina tradicional chinesa. É usado principalmente para reduzir a resistência à insulina e melhorar os biomarcadores do diabetes tipo II, como glicose de jejum e hemoglobina glicada.
A Berberina pode ativar uma enzima chamada proteína quinase ativada por monofosfato de adenosina (AMPK) enquanto inibe a proteína tirosina fosfatase 1B (PTP1B), aumentando assim a sensibilidade à insulina.
Outros possíveis mecanismos de ação incluem a proteção das células β, a regulação da gliconeogênese hepática e a redução da sinalização de citocinas inflamatórias.
Pesquisas em humanos e animais sugerem que 1500 mg de Berberina, administrados em três doses de 500 mg cada, são tão eficazes quanto 1500 mg de metformina ou 4 mg de glibenclamida, dois medicamentos para o tratamento do diabetes tipo II.
A eficácia foi medida pela forma como os medicamentos reduziram os biomarcadores do diabetes tipo II. Deve-se observar que, embora haja um número razoável de pesquisas sugerindo fortes efeitos da Berberina na redução dos biomarcadores do diabetes tipo II, ela ainda é menos apoiada por pesquisas do que muitos produtos farmacêuticos e não está claro quais são seus efeitos de longo prazo sobre a mortalidade e complicações.
A Berberina deve ser tomada durante as refeições ou logo após, para aproveitar o aumento da glicose no sangue e dos lipídios associados à alimentação.
Algumas evidências sugerem que pode reduzir o colesterol LDL e triglicerídeos em diabéticos tipo II e, possivelmente, levar a um pequeno aumento no colesterol HDL.
Importante – Berberina – Efeito no Diabetes
A Berberina tem um alto potencial para interagir com medicamentos e algumas interações podem ser graves. Geralmente é seguro em doses normais, mas são necessárias mais pesquisas de longo prazo sobre sua segurança.
Podem ocorrer distúrbios gastrointestinais quando altas doses são usadas e, devido à sua capacidade de reduzir o açúcar no sangue , pode aumentar o risco de hipoglicemia (altas doses), embora isso não seja uma ocorrência comum.
Seja o primeiro a comentar!