Conhecendo mais Sobre a SIFO
Por Heliese – Na semana passada falei do Super Crescimento Bacteriano, e agora é a vez de falar sobre o Super Crescimento Fúngico.
SIFO é uma sigla em inglês para “Small Intestinal fungal overgrowth”, que, traduzindo seria um Super Crescimento Fúngico do Intestino Delgado.
Para você entender, além de um MICROBIOMA temos um MICOBIOMA – ou seja: a população de fungos que naturalmente habitam o intestino. O problema é quando há um desequilíbrio neste micobioma, como é o caso da SIFO.
Os sintomas são:
Candidíase bucal, candidíase vaginal, infecção urinário, enxaqueca, dores articulares, micoses, sinusite, queda de cabelo, cansaço crônico, e uma necessidade exagerada por doces, distúrbios intestinais, excesso de gases e distensão abdominal.
Pacientes com doenças como a de Crohn, doença celíaca e outras doenças autoimunes, diabetes, intolerantes a lactose, gastrite, correm maior risco de desenvolver o crescimento exagerado de fungos.
Em geral esse quadro é causado por má alimentação, ou consumo de alimentos em estado de deterioração – sabe aquele arroz que você come 2 ou 3 dias que ficou armazenado na geladeira? Ou aquela fruta que está mofada e você corta a parte estragada e come o resto? Então, é nesses momentos em que você está comendo fungos!
O uso prolongado de determinados remédios, ou em quadros de hipocloridria também colaboram para esse quadro.
No decorrer dessa semana trarei mais conteúdos relacionado a SIFO, e principalmente mostrar que o perigo está por muitas vezes dentro da nossa geladeira!
Link: Óleo de Oregáno x Fungos
Seja o primeiro a comentar!