Disbiose Intestinal na Menopausa

Disbiose Intestinal na Menopausa – Por Alice Pinho

A disbiose é o desequilíbrio da microbiota intestinal, que geralmente ocorre por fatores que não são considerados saudáveis (como refrigerantes, pizzas, fritas, fast foods e ultraprocessados em geral).

A boa notícia é que a disbiose normalmente é revertida com estratégias nutricionais adequadas e melhora do estilo de vida, de hábitos. Consequentemente, os sinais e sintomas da menopausa e a qualidade de vida da mulher também melhoram.

Para que o intestino funcione melhor, a dieta deve ser o mais individualizada possível, cada mulher é única, com as suas células, microbiota, metabolismo e necessidades particulares.

E tudo isso, por que o intestino tem um papel fundamental no metabolismo de hormônios estrogênicos, ou seja se o intestino está em disbiose, a metabolização de hormônios fica prejudicada e o conjunto dos sintomas da menopausa são intensificados.

Isso também vale para a mulher que já está na menopausa e em uso da Terapia de Reposição Hormonal (TRH), afinal os hormônios exógenos também precisam de uma boa microbiota para metabolizá-los. E se há disbiose, o efeito da TRH pode ser comprometido, a ponto da saúde intestinal ser indispensável para a efetividade dessa terapia.

Deu pra entender um pouco sobre a importância de um intestino saudável?

Beijo da Nutri
Alice Pinho

Leia Também:

Artigo sobre Disbiose Intestinal

E participe Gratuitamente do Nosso Canal no Telegramhttps://t.me/portaldenutricao

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!