Dor na Endometriose: Saiba como Aliviar
Dor na Endometriose – As dores na endometriose podem ser intensas e, nem sempre, são ouvidas e respeitadas como deveriam. Mas elas continuam lá. Vamos entender hoje por que a doença pode provocar desconfortos tão fortes?
Antes de mais nada, é preciso lembrar que a endometriose é uma doença crônica, de caráter inflamatório.
A inflamação ativa fibras nervosas que vão até a nossa medula espinhal, localizada na nossa coluna. Entre outras funções, a medula ajuda a controlar a dor, bloqueando, aumentando ou reduzindo sua intensidade.
Para isso, no entanto, ela depende de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina. Dessa forma, quando estamos tristes ou chateadas, tendemos a perceber a dor de maneira mais intensa.
Em casos de inflamação crônica – como a provocada pela endometriose – o centro de percepção da dor é hiperestimulado.
É por isso que, às vezes, mesmo com a cirurgia a dor não cessa.
E então, qual é a solução?
Como eu sempre falo por aqui, a saída é o tratamento multidisciplinar.
Além de um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, é preciso cuidar da saúde mental e dar especial atenção à região afetada. A fisioterapia pélvica, por exemplo, pode ser uma importante aliada!
Aqui no site você irá encontrar o Protocolo de Alimentação e Endometriose para mulheres que desejam ter mais qualidade de vida e ser livre das dores, inchaço e principais sintomas da Endometriose.
Matéria da Nutricionista Larissa Vieira
Leia Também:
Alimentos Anti-inflamatórios para o Corpo
Alimentos para Disposição na Endometriose
Dor Ciática e Endometriose – Entenda a Relação
Seja o primeiro a comentar!