Endometriose e o Bloqueio da Menstruação
Endometriose e o Bloqueio da Menstruação – Por Larissa Vieira
Quando falamos de endometriose, uma das primeiras informações a virem à tona é a de que a menstruação é a causa da doença.
Claro, não podemos negar que os sintomas pioram no período menstrual, mas nunca entendi por que culpar um processo que é tão natural ao corpo da mulher.
Você vai encontrar por aí muitos relatos de mulheres que dizem estar ótimas sem a menstruação, e teorias que balizam esta ideia.
Mas a verdade é que, na fisiologia, o sangramento marca o início de um ciclo que envolvem diversos hormônios, que não servem apenas para engravidar.
O resultado? Não raro mulheres com endometriose tem depressão, ansiedade, medos, inseguranças, e até desordens metabólicas que podem encontrar suas origens na falta dos ciclos naturais.
A esta altura você deve estar se perguntando se eu sou contra o uso de hormônios no tratamento da endometriose. Já respondo que não.
Mas sou contra a banalização do uso. A doença vai continuar ali, com ou sem menstruação. E o bloqueio – ainda que alivie os sintomas – pode fazer com que essa mulher tenha de lidar com muitas outras questões.
Aqui no feed vocês vão encontrar uma série de posts sobre a minha relação pessoal com a endometriose.
Durante a leitura vocês vão ver que conviver com a doença não é simples e exige muito do nosso emocional.
Mas eu acredito que a endometriose é um grito do seu corpo que não deveria ser silenciado por muito tempo com o uso de hormônios.
Se você precisa de tempo para entender seu corpo, tudo bem bloquear os ciclos momentaneamente.
Mas saiba que a endometriose está muito ligada ao nosso estilo de vida.
Organize-se, mude seus hábitos e, assim que se sentir segura, busque abrir mão dos hormônios.
E claro, cerque-se de profissionais que estejam alinhados com o seu bem estar. Não hesite em procurar médicos que te ouça e te acolha nas suas inseguranças e necessidades.
Seja o primeiro a comentar!