Intestino & Glicemia – Existe alguma Influência?

Por Ligiane Loureiro – Descomplicando o Intestino – O intestino tem tudo haver com a glicemia, Nutri! Uma vez que ele é o órgão responsável pela absorção da glicose advinda da digestão dos alimentos! E como ele faz isso? Veja só!

Anúncios

Nutrientes e não nutrientes, como os vários adoçantes artificiais, são detectados no intestino principalmente por receptores acoplados à proteína G (GPCRs).

Mais recentemente, os transportadores de nutrientes também mostraram exibir funções de detecção.

Ambos, GPCRs e transportadores são encontrados em membranas apicais de enterócitos absortivos e em células enteroendócrinas, secretoras de hormônios intestinais no intestino delgado e grosso de mamíferos e que se mostraram contribuir para a secreção de GIP e GLP1.

E, entre todos os hormônios intestinais, GLP-1 e GIP receberam o maior interesse devido à sua ação insulinotrópica, onde, a glicose no lúmen intestinal é o secretagogo mais potente para a liberação de incretina in vivo e isso pode ser atribuído principalmente ao transportador de glicose dependente de sódio, SGLT1.

Anúncios

Além do SGLT1, o transportador facilitador de glicose (GLUT2) também foi proposto para contribuir para a detecção intestinal de glicose.

O GLUT2 está localizado na membrana basolateral dos enterócitos e medeia o efluxo de glicose para a circulação.

Assim, frente a esses 2 principais mecanismos, é possível dizer que o intestino é vital no que se refere ao controle da glicemia ao ditar a absorção luminal e a sanguínea.

Mais um assunto que tem tudo a ver com o Intestino e você precisa estar atento (a) na prática clínica, pois se o Intestino do seu paciente não estiver indo bem, o controle glicêmico também pode ficar bastante prejudicado.

Anúncios

Já sabia dessa?! Me conta nos comentários!

DOI:10.1097/mco.0000000000000187

Autoria: @ligianeloureironutri
PhD em Ciências Nutricionais/UFRJ
Idealizadora do Método DI

*PDN

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!