Kefir – O Melhor Laticínio

Por Felipe Rossini – O Kefir é uma cultura rica em probióticos, principalmente bactérias, como Lactobacillus e Lactococcus, e leveduras.

Essas bactérias são adicionadas a um meio de cultura, sendo o mais comum o leite, onde irão consumir os açúcares (lactose) e produzir uma variedade de componentes benéficos como reultado dessa fermentação, como ácido lático, peptídeos bioativos, exopolissacarídeos (glicanos), antibióticos naturais e bacteriocinas (substâncias que inibem o crescimento de outras bactérias).

Além disso, a fermentação também resulta na produção de vitaminas como a B9, B12, B6, B1 e biotina.

Podemos dizer que o Kefir é uma bebida probiótica, mas tb posbiótica. Ou seja, ao consumi-lo, você terá os benefícios dos probióticos e também dos seus subprodutos produzidos durante a fermentação.

Embora alguns lácteos também sejam fermentados, o perfil de bactérias presentes no kefir é muito mais complexo, e essa complexidade leva a mudanças relevantes na composição do leite.

Por exemplo, as proteínas do leite se tornam facilmente digeríveis devido à coagulação ácida e à proteólise que ocorrem durante esse processo, ou seja, ocorre uma “quebra” dessas proteínas em frações menores, como os peptídeos.

Isso garante um menor potencial alergênico para quem possui hipersensibilidades às proteínas lácteas.

Além disso, a lactose é consumida pelas bactérias durante a fermentação, o que torna a bebida baixa em lactose. No entanto, esse teor de lactose varia com base no tempo de fermentação. Quanto maior o tempo de fermentação, menor será o teor de lactose.

Todos esses subprodutos contribuem para uma série de benefícios. Alguns deles foram mais estudados em vitro e em roedores, como a atividade anti-carcinogênica, mas muitos outros já foram estudados em seres humanos, incluindo efeitos anti-inflamatórios, imunomoduladores, anti-hipertensivos hipocolesterolêmico e antioxidante.

Querem um passo a passo de como fazer o kefir?

Matéria do Nutricionsita Felipe Rossini

Leitura Complementar:

Kefir tudo o que você não pode deixar de saber

O que são Probióticos: As Melhores Opções

Que Horas Tomar os Probióticos?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!