L-Teanina – Quais os Benefícios?

A L-teanina é um aminoácido especial, encontrado quase exclusivamente nas folhas de chá (Camellia sinensis).

Estudos clínicos com humanos confirmaram que ela reduz ansiedade e irritabilidade. Também já foi demonstrado que ela reduz a sensação de estresse, melhora a qualidade do sono, melhora a clareza mental e fornece alguns benefícios no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Tem alguns efeitos interessantes, principalmente na química cerebral, ela consegue inibir a transformação de glutamina em glutamato, colaborando com menor toxicidade e inflamação causada por excesso de estresse oxidativo, comum nos autistas.

A L-teanina é absorvida e entregue ao cérebro através da barreira hematoencefálica, promovendo o relaxamento com maior foco e clareza mental.

Ele permite o estado desejado ao aumentar os níveis cerebrais de neurotransmissores cruciais como a dopamina, serotonina e ácido gama aminobutírico (GABA), enquanto antagoniza os efeitos do neurotransmissor excitatório glutamato.

Também exerce efeitos anti-inflamatórios nas células cerebrais e pode protegê-las contra o estresse e danos relacionados ao envelhecimento.

Um dos efeitos críticos notados com a ingestão de L-teanina é o aumento das ondas cerebrais alfa associadas a um estado de “relaxamento alerta”, enquanto simultaneamente reduz as ondas beta associadas aoo nervosismo, pensamentos dispersos e hiperatividade.

Outro efeito da L-teanina é ajudar a combater o estresse, reduzindo os níveis de cortisol. Esse efeito é essencial, já que o cortisol elevado e hormônios do estresse relacionados a ele podem interferir com a memória e aprendizado.

Quem é meu paciente sabe que é meu suplemento queridinho. Você ja conhecia? Compartilhe esta informação!

Matéria da Nutricionista Adriana Siqueira

Veja Também: 

Uso da Curcumina no Autismo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!