O que Fazer Após Usar Antibióticos?

Precisou usar antibiótico e tá preocupada com as repercurssões no seu corpitcho? Sabemos que os antibióticos são uma bomba para nosso intestino, fazendo um belo estrago em nossa microbiota. Essa é a função deles: matar bactérias (boas e ruins).

Existem algumas estratégias que podemos colocar em prática para minimizar os efeitos negativos.

Quando pensamos em reduzir os colaterais do antibiótico, manter o ambiente intestinal saudável deve ser o principal objetivo. E não to falando de se encher de probiótico, mas de:

1- Dieta Rica em Prebióticos

Esse 1 passo é o mais importante. Os prebióticos são os alimentos de nossas bactérias. Uma dieta rica em prebióticos irá favorecer o cultivo e manutenção da microbiota NATIVA e irá tornar o processo de recolonização mais fácil. Capriche (de verdade) nas frutas, legumes e verduras.

Em alguns casos a suplementação pode ser interessante, nesse caso um blend será mais interessante (amido resistente, inulina, FOS, GOS, XOS…).

2- Fique longe de Carbos Refinados, Açúcar e Ultraprocessados.

Esses são os piores tipos de alimentos para nossa saúde, porém quando você está em uso de antibióticos eles podem jogar mais lenha na fogueira. Isso porque esse tipo de alimento pode encorajar o crescimento de bactérias patogênicas oportunistas que se aproveitam da microbiota desequilibrada.

3- Ervas como Gengibre e Hortelã

Os antibióticos podem irritar a mucosa intestinal e mudar o padrão intestinal, gerando constipação, diarréia e gases. O uso de gengibre, devido à sua ação anti-inflamatória e procinética pode ajudar a melhorar sintomas de náusea, distensão e dor abdominal.

A hortelã, devido à sua ação anti-colinérgica pode ajudar com os sintomas de sensibilidade visceral e indigestão pos-refeição também!

4- Polifenóis

Os polifenóis são compostos presentes em diversos alimentos, como chá verde, cacau, frutas vermelhas, uvas, maçã, nozes, café, vegetais e legumes diversos. Além de uma importante função anti-inflamatória e antioxidante, apresentam atividade prebiótica e podem proteger a microbiota de danos maiores causados pelo antibióticos. Só vantagens!

Entendeu como realmente reequilibrar sua microbiota após o uso de antibótico?

O que Fazer Após Usar Antibióticos?

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Veja Também:

Aqui no site você irá encontrar o Livro Digital (Ebook) do Guia Completo de Probióticos e você saberá escolher corretamente o probiótico ideal para você.

Antibióticos na Saúde Intestinal

O que são Pós Bióticos?

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!