Por isso ele é o Rei dos Minerais
Muito conhecido como o rei ou maestro dos minerais, o magnésio participa do funcionamento de mais de 350 enzimas no organismo.
Complexado ao ATP, praticamente toda reação química do nosso organismo precisa de magnésio, já que ele é essencial nos processos de transferência de fosfato de alta energia.
Alimentos ricos em magnésio promovem um resíduo alcalino, ou seja, um PRAL (potencial de carga ácida renal) alcalino, evitando que o cálcio seja reabsorvido do osso para cumprir essa função.
O magnésio aumenta a atividade dos osteoblastos (células responsáveis pela síntese óssea) e reduzem a ação dos osteoclastos (células que degradam a estrutura óssea).
Também participa do transporte da vitamina D e da sua conversão na forma ativa para que possa absorver o cálcio. Além disso, o mineral é essencial na produção, liberação e ação do paratorhormônio (PTH).
Sempre que você pensar em verde, tem magnésio, pois no centro da clorofila presente nas folhas e vegetais verdes, tem uma molécula de magnésio. Por isso, indico o consumo de vegetais verdes escuros como rúcula, agrião, ora-pro-nóbis, brócolis e outros. Castanhas, abacate, amêndoas, sementes de abóbora, banana, cacau, grão de bico e feijão branco também são ótimas fontes de magnésio para inserir na alimentação.
Seja o primeiro a comentar!