Princípios da Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica tem esse nome por estimular a produção de corpos cetônicos pelo organismo. Essas moléculas, que funcionam como fonte de energia, são produzidas naturalmente a partir da gordura.

Anúncios

Para quem é indicada a dieta cetogênica:

Historicamente, a principal indicação da dieta cetogênica era para pacientes com epilepsia. Porém, ao longo do século XX, o desenvolvimento de medicamentos anticonvulsivantes limitou a indicação da dieta para esse fim a pessoas não beneficiadas por esses medicamentos.

No entanto, essa dieta vem mostrando benefícios para o tratamento de outros distúrbios neurológicos, como, por exemplo:

  • Alzheimer;
  • Parkinson;
  • Autismo.

A explicação está em um potencial efeito neuroprotetor, que leva a um aumento na plasticidade neuronal.

Para montar uma dieta cetogênica, ou qualquer outra dieta, é recomendado procurar um nutricionista.

Anúncios

No caso da dieta cetogênica, os carboidratos serão reduzidos para algo em torno de 10% do total de calorias, dando preferência a carboidratos complexos.

As proteínas responderão por algo em torno de 20%, enquanto as gorduras serão maioria: cerca de 70% do total calórico, com preferência pelas gorduras saudáveis.

Como principal componente da dieta cetogênica, a gordura deve preferencialmente vir de fontes saudáveis, como abacate, oleaginosas, óleo de coco e azeite de oliva, por exemplo.

No outro extremo da dieta cetogênica, os poucos carboidratos consumidos podem vir de fontes como mandioca, batata doce, aveia, frutas, por exemplo.

É importante que as fontes de carboidrato incluídas forneçam fibras e fitoquímicos, a fim de favorecer a microbiota intestinal, especialmente por se tratar de uma dieta restritiva.

Anúncios
Princípios da Dieta Cetogênica

Matéria da Nutriconista Adriana Siqueira

Leia Também:

Alergias e Autismo – Existe Relação?

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!