Pular para o conteúdo

Quando Probióticos Pioram seu Intestino

Muito se fala sobre probióticos! Onde quer que você vá eles estão lá! Porem, algumas pessoas simplesmente não se dão bem com probióticos, onde em alguns casos a suplementação parece piorar os sintomas gastrointestinais

Por que isso acontece? Se você tem um intestino bagunçado, hiperpermeável, com baixa diversidade de bactérias benéficas, muitas substâncias inflamatórias e endotoxinas circulantes, alguns probióticos que você toma por ai ao invés de ajudar podem piorar a bagunça.

Algumas cepas de probióticos por exemplo produzem um subproduto durante o processo de fermentação dos alimentos chamado de d-ácido lático.

Em algumas pessoas (especialmente em pacientes com SIBO) utilizar algumas cepas probióticas pode jogar mais lenha na fogueira, causando um aumento desse d-ácido lático no sangue e isso pode levar à sintomas desagradáveis de uma condição chamada de “brain fog” – traduzindo sairia algo como nevoeiro cerebral – que é caracterizada por cansaço, fraqueza, fadiga mental e dificuldade de concentração associado muitas vezes à gases e distensão abdominal.

Além disso, as bactérias produtoras de d-ácido láctico (muito comuns também em produtos fermentados) produzem aminas biogênicas, como a histamina e tirosina, e em pessoas sensíveis essas substâncias causam sintomas como dor abdominal, diarreia, náuseas e podem piorar sintomas alérgicos.

Outro ponto a se destacar são pessoas com sistema imunológico deficiente ou muito reativo. A introdução de probióticos pode gerar uma resposta imunológica exacerbada e isso também pode causar probleminhas.

Probióticos podem sim ser uma ótima opção para algumas pessoas, mas seu uso não deve ser indiscriminado. Em pessoas suscetíveis, o tiro pode sair pela culatra.

Me conta se vocês já se sentiram mal suplementando probióticos ou consumindo bebidas fermentáveis (kefir, kombucha, chucrute…)?

Ref: doi: 10.1038/s41424-018-0030-7

Entre em nosso Canal no Telegram e Receba as Atualizações do site!

Receba Atualizações no Canal do Telegram
Quando Probióticos Pioram seu Intestino

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Por que Probiótico não é para todo mundo?

Guia Completo dos Probióticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não