Aguarde, carregando o site...

Rabanete na Constipação

Por Descomplicando Intestino – PhD. Ligiane Loureiro

Anúncios

O Rabanete é uma raiz, embora nem sempre consumido pelos pacientes, é um vegetal cultivado e degustado por todo o mundo.

Na forma de suco ou salada, sua casca que pode variar de cores como vermelho, roxo, preto, amarelo a rosa, e polpa tipicamente branca indicam o conteúdo de bioativos presente nesse alimento.

Além disso, em geral, os rabanetes possuem fibras, vitaminas solúveis, minerais e fitoquímicos como glicosinolatos e seus metabólitos como os isotiocianatos.

Usado tanto por suas aplicações culinárias quanto por suas propriedades medicinais, sementes, folhas e raiz dessa crucífera vem sendo foco de interesse sobretudo na medicina ayurvédica.

Além disso, seu uso no manejo de desordens gastrointestinais como constipação, indigestão, dispepsia e flatulência costuma ser frequente.

Ademais, a presença de um bioativo específico nessa raiz parece contribuir na motilidade do intestino delgado por meio da ativação de receptores acetilcolinérgicos.

Nesse sentido, os estudos, em sua maioria, buscam avaliar o efeito estimulante do rabanete no intestino, evidenciando achados e correlações positivas nesse sentido.

Dentre os possíveis mecanismo supostos para esse efeito estão seu potencial como doador de óxido nítrico ou compostos que medeiam esse processo, atuação como antagonista dopaminérgico e de certas prostaglandinas.

Além disso, os flavonoides e compostos fenólicos contidos nessa crucífera também parecem contribuir para o efeito espasmolítico propiciado no trato gastrointestinal.

Será que o rabanete pode ser um alimento interesse para seu paciente com constipação crônica, Nutri? Parece que o potencial é alto não é mesmo? Você sabia disso? Conta aqui!

DOI: 10.1211/jpp.57.11.0016
DOI: 10.3390/nu9091014

Autoria: @ligianeloureironutri
Nutricionista CRN 2271
PhD em Ciências Nutricionais/UFRJ
Idealizadora do Método DI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo