Suplementos contra a Osteoporose

Por Felipe Rossini – Vamos falar de saúde óssea por aqui hoje! No post de hoje vamos discutir 3 suplementos importantes que podem ser utilizados no tratamento e na prevenção da osteopenia / osteoporose.

Anúncios

Vamos à eles:

1- “Vitamina” / Hormônio D

É essencial para manutenção da saúde óssea. Ela tem um papel fundamental na absorção do cálcio e ajuda a regular a remodelação óssea.

Em um estudo realizado com 400 adultos, descobriu que pacientes com osteoporose tendiam a ter mais deficiência de vitamina D e nesses pacientes tomar uma dose de 50.000 UI 1x por semana por 8 semanas diminuiu consideravelmente a incidência de osteoporose no grupo suplementado em relação ao grupo controle.

Claro que isso sempre deve ser monitorado através dos exames de sangue onde considero ótimos valores mante-la entre 50-70 ng/mL. Aproveite e dê uma olhada onde explico sobre a dobradinha entre a vitamina K2 e D3 na saúde óssea.

Anúncios

2-Magnésio:

Aproximadamente 60% do magnésio corporal está no tecido ósseo. Ele auxiliar a regular a regeneração óssea juntamente com o cálcio e também ajuda a converter a vitamina D em sua forma ativa.

O problema do magnésio é que geralmente a dieta do brasileiro é bem deficiente nesse mineral, e ai a suplementação entra pra dar aquela forcinha.

Formas como citrato, treonato, glicinato, malato e inositol podem ser utilizadas.

Geralmente as doses variam de 200 a 400mg/dia.

Anúncios

3- Cálcio (Ca)

O Ca é outro nutriente essencial para a saúde óssea. Porém estudos com a suplementação de Ca na prevenção da osteoporose geralmente encontram resultados contraditórios.

A suplementação de Ca por si só, sem outros nutrientes que agem de forma sinérgica como vit D, vit K e magnésio pode não ser tão interessante assim, e inclusive aumentar o risco para formação de cálculos renais assim como aumentar o risco cardiovascular.

Porém como parte de um regime de suplementação com esses outros nutrientes, a suplementação é extremamente bem vinda em alguns casos.

Falta coisa? Obviamente. Querem a parte 2?

doi.org/10.1515/bmc-2019-0005
doi: 10.2147/CIA.S157523
DOI: 10.1530/EJE-18-0113

Gostou? Compartilhe e Aproveite e Entre em nosso Canal no Telegram e Receba todas as Atualizações do site!

Entre no Grupo do Telegram
5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!