Alergias Mediadas por IGE E IGG – Entenda
Por Adriana Siqueira (Academia Nutrição e Autismo) – Alergias Mediadas por IGE E IGG – Entenda
Você sabe a diferença de alergias mediadas por IGE e IGG?
Cada reação alimentar tem diferentes anticorpos, mecanismos e células envolvidas, diferente reação e vários níveis de gravidade dos sintomas.
- ALERGIA ALIMENTAR – mediado por IgE
É um tipo de alergia imediata, ou seja, acontece uma reação instantânea de até 30 minutos após o consumo do alimento.
Alguns sintomas comuns são:
anafilaxia, urticária, inchaço, respiração ofegante ou dificuldade para respirar, formigamento na boca, etc. Este tipo de alergia não é o mais comum, mas é 2 x mais comum no autismo que pessoas típicas de acordo com o Consenso de Alergia Alimentar.
Como testar: RAST ou teste cutâneo (PRICK TEST)
- HIPERSENSIBILIADE ALIMENTAR: pode ser mediada por IgG.
São alergias tardias, ou seja, se manifestam de 30 min até 72 h após o consumo, e o consumo frequente pode “acostumar o corpo” e fica difícil associar o sintoma ao alimento específico.
É a mais comum no autismo causado por disbiose e permeabilidade do intestino, ou vice versa, mas sabe-se que um leva ao outro.
Alguns sintomas mais comuns são:
dor de cabeça, eczema, azia, inchaço, irritabilidade, gases ou cãibras, coriza, etc.
Como testar: Uma vez que muitos anticorpos podem estar envolvidos com reações de sensibilidade alimentar (IgG, IgM, IgA, etc.), um Teste de sensibilidade alimentar IgG 1-2-3-4 pode ser realizado como ponto de partida.
Fique atento aos tipos de alergias, nem sempre excluir as alergias por IgE, excluem o diagnóstico de alergia alimentar. Compartilhe com alguém que precisa deste conteúdo.
Seja o primeiro a comentar!