Alimentos que Devem ser Evitados na Amamentação

Por Gabriella Bartz – Alimentos que Devem ser Evitados na Amamentação

A alimentação da mãe é um fator muito importante que pode alterar a composição do leite materno. Por isso, durante a amamentação, é recomendado ter alguns cuidados com a dieta, especialmente para evitar que algumas substâncias sejam passadas para o bebê através do leite dificultando o processo de amamentação.

Os alimentos que devem ser evitados durante o período de amamentação são:

  • A presença do álcool no leite materno pode afetar o sistema nervoso do bebê causando sonolência e irritabilidade, comprometer o seu desenvolvimento neurológico e psicomotor e até mesmo causar atraso ou dificuldade para aprender a falar e a caminhar. O álcool passa rapidamente para o leite materno, de modo que após 30 a 60 minutos, o leite possui a mesma quantidade de álcool que o organismo.
  • Alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes de cola, energéticos, chá verde, chá mate e chá preto devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades durante a amamentação, isto porque o bebê não consegue digerir a cafeína tão bem quanto os adultos, e o excesso de cafeína no corpo do bebê, pode causar dificuldade para dormir e irritação.
  • Os alimentos que possuem sabor intenso, como o alho, os aspargos ou a cebola, ou os condimentos mais fortes como pimenta, que podem causar alteração do sabor e do cheiro do leite materno, principalmente quando consumidos diariamente ou em grandes quantidades. Isso pode fazer com que o bebê rejeite o leite materno, dificultando o processo de amamentação.
  • Os alimentos processados ​​são geralmente ricos em calorias mas pobres em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais, o que pode prejudicar a produção e a qualidade do leite materno.

Leia Também:

5  Nutrientes Essenciais na Gestação

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!