Bilirrubinas Aumentadas?

A bilirubina (BIL) é um pigmento amarelo-alaranjado que se forma naturalmente quando parte dos nossos glóbulos vermelhos são decompostos como parte do processo normal de reciclagem de células velhas ou danificadas.

Anúncios

Depois de formada, a BIL é transportada pela corrente sanguínea até o fígado. Lá, ela é conjugada por uma enzima chamada UDPglicuronil transferase.

Após a conjugação, a bilirrubinase liga à bile e segue pelos canais biliares até o intestino para ser eliminada (majoritariamente pelo coco).

A bilirrubina no sangue é determinada em dois testes: BIL “total” e “direta”.

Anúncios

A subtração da BIL direta da total fornece a medida da BIL indireta. A BIL direta (conjugada) é a medida da BIL depois de conjugada pela enzima UDPglicuronil transferase.

Enquanto a BIL indireta vem majoritariamente como resultado da morte dos glóbulos vermelhos.

Em indivíduos normais temos uma quantidade baixa de BIL no sangue, indicando uma baixa quantidade de glóbulos vermelhos senescentes e uma eliminação de BIL adequada.

Porém, em alguns casos essa BIL pode acumular no sangue.

Quando temos uma alteração nos niveis sanguineos de BIL, temos que identificar os fatores que afetam a produção, a captação, o armazenamento, o metabolismo ou a excreção de bilirrubina. Onde qualquer falha em alguma dessas etapas pode ocasionar em aumento ou baixa delas.

Anúncios

Geralmente elevações no nível de BIL podem indicar uma morte de hemácias mais rápida que o usual ou algum problema no seu fígado que está impedindo a eliminação correta dessa bilirrubina.

Algumas possíveis causas:

  • Lesão hepática (p. ex., viral, tóxica, álcool, medicamentos..);
  • Obstrução hepática;
  • Doença de Gilbert;
  • Hipotireoidismo;
  • Obstrução biliar.

Como consequência desse aumento de BIL no sangue a pele pode ficar amarelada (uma condição chamada de ictericia). A ictericia em si não é grave e não provoca sintomas além de ficar parecendo um Simpson, porém a causa dela pode ser problemática!

Se a BIL deu aumentada no sangue é importante investigar da onde veio! Pode ser algo simples mas tb algo mais complexo que deve ser olhado com carinho.

Compartilhe e Participe do Canal no Telegram para Receber todas as Atualizações do site!

Receba Atualizações no Canal do Telegram
Bilirrubinas Aumentadas?

Leia Também:

Descubra se sua digestão é lenta

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!