Descubra se a sua Digestão é Lenta

Será que sua digestão anda mais lenta que o normal? Nosso corpo dá alguns sinais para indicar que algo não anda bem no processo digestivo. Porém nem todos estão atentos aos sinais.

Anúncios

Esses sinais podem ser gastrointestinais em sua origem, mas também extra-intestinais.

Alguns Sinais Importantes:

  • Azia e má digestão;
  • Constipação;
  • Gases que incomodam;
  • Náusea;
  • Dor de cabeça, cansaço e sono após a refeição;
  • Sensação de que comeu um tijolo;
  • Problemas de pele;
  • Intolerância à alimentos;
  • Perda de apetite.

E quando falo lenta, não estou falando que ela deve ser rápida, mas ela deve ser eficiente.

E entenda eficiente como uma forma de extrair ao máximo os nutrientes dos alimentos, promover um esvaziamento gástrico na velocidade adequada sem causar sintomas de má digestão e manter um peristaltismo adequado, que promova regularidade no banheiro sem sinais de evacuação incompleta, dor e dificuldade para mandar o menino embora.

O fator mais impactante que irá influenciar na eficácia da sua digestão é a capacidade de produção de ácido clorídrico pelas células patietais no seu estômago.

Se isso estiver funcionando bem, o seu pâncreas conseguirá produzir o que necessita de Enzimas digestivas na hora que esse alimento sair do estomago e cair no seu intestino delgado.

Uma falha nesse processo, seja por estresse, deficiência nutricionais, uso de prazois.. vai influenciar negativamente na capacidade de extrair nutrientes dos alimentos, tornar o processo digestivo mais lento e prejudicar sua absorção dos nutrientes.

Anúncios

Falando em evacuação…Um intestino lento também é um sinal importante de uma digestão lenta, embora nem sempre o problema esteja ali.

Uma série de outros órgãos e hormônio, como os tireodianos, irá influenciar no funcionamento do seu intestino. Então temos que avaliar seu corpo como um único organismo, e não como partes que funcionam sozinhas.

E como não são partes que funcionam sozinhas, a digestão lenta e ineficiente vai gerar repercussões no seu corpo todo, um dos motivos que vemos uma série de outros sintomas em uma série de outros órgãos.

E participe Gratuitamente do Nosso Canal no Telegram, clique no botão abaixo e acesse!

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Lista de Nutrientes para te Ajudar na Digestão

Benefícios do Vinagre de Maçã

Anúncios

Enzimas Digestivas – Qual Usar?

Seu Mau Hálito pode ser Refluxo

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!