Pular para o conteúdo

Dietoterapia na Endometriose

Será que existe uma dieta especifica para endometriose?

Sem dúvidas, uma dieta equilibrada rica em frutas, legumes, vegetais e com uma boa presença de oleaginosas, sementes, carnes magras, ovos, tubérculos, alguns grãos é um ponto de partida excelente quando pensamos em reduzir inflamação, melhorar o ambiente intestinal e o desequilíbrio estrogênico e reduzir o estresse oxidativo.

Podemos resumir em um padrão de dieta mais puxada para Mediterrâneo.

Vale lembrar que a ingestão de carboidratos “bons” pode ou não ser uma boa, depende principalmente se houver ou não um quadro de resistência à insulina.

A dieta Low Fodmap parece ter um efeito muito interessante no controle dos sintomas da endometriose.

Muitas endometriacas também sofrem com problemas intestinais, principalmente quando existem focos de endometriose intestinais.

A dieta pode diminuir a fermentação intestinal, gerar alterações positivas na microbiota e ajudar a controlar os sintomas de dor abdominal.

Uma revisão sistemática fresquinha, avaliou a eficácia de diferentes intervenções dietéticas no tratamento da endometriose.

Entre as estratégias investigadas, os pesquisadores encontraram efeitos positivos significativos na melhora dos sintomas da endometriose com a adoção de 3 dietas diferentes: dieta mediterrânea, gluten free e low FODMAP.

Também foram encontrados resultados positivos na suplementação de vit A,C e E com menores níveis de marcadores de estresse oxidativo.

Outro resultado bem bacana foi encontrado no estudo de Signorile et al, que suplementou ômega 3, vitamina B3, quercetina, cálcio e cúrcuma por um período de 3 meses. Nesse estudo o grupo que suplementou apresentou uma redução significativa de sintomas, como dor de cabeça, cistite, dor muscular, problemas intestinais, cólicas, dor na relação sexual e dor pélvica. Também houve melhoras em marcadores laboratoriais como estradiol, PGE2 e CA-125.

Acho que já deu pra ter uma ideia, mas acredite, a melhor dieta ainda é a que foi feita pra VOCÊ.

Quer cuidar da sua endometriose? Comece pela sua dieta! Querem a parte 2 ?

https://doi.org/10.1002/jcp.26401
https://doi.org/10.10

Dietoterapia na Endometriose

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Veja Também:

Programa Alimentação e Endometriose – Protocolo 4R

Endometriose e o Sistema Imunológico

Monte a Salada Perfeita para Endometriose

Qual é o Melhor Tipo de Açúcar na Endometriose?

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não