É por isso que eu amo a Berberina

Por Carolina Caldas – A Berberina é um alcaloide de isoquinolina amplamente presente em plantas e sua forma mais popular é o cloridrato de berberina.

Anúncios

Apresenta extensas propriedades farmacológicas para aplicações antibacteriana, anti-inflamatória, antiangiogênica, antitumoral, hipoglicemiante e antioxidante, sendo amplamente utilizada na medicina tradicional chinesa como terapêutico contra várias doenças, incluindo hiperlipidemia, diabetes, síndrome metabólica, obesidade, doença hepática gordurosa e doença arterial coronariana.

Dois ensaios relatados na revista Metabolism, selecionaram pacientes recém diagnosticados com diabetes tipo 2 que foram aleatoriamente tratados com Berberina ou metformina (medicamento padrão no tratamento da diabetes mellitus tipo 2), 500mg, 3 vezes ao dia durante 3 meses. O efeito hipoglicemiante da berberina foi semelhante ao da metformina na mesma dose.

Em um artigo publicado por pesquisadores americanos, a berberina foi descrita como um potente composto hipolipemiante com efeito de perda de peso moderado. Os autores deram a pacientes obesos 500mg de berberina por via oral, três vezes ao dia, durante doze semanas. O tratamento reduziu o colesterol sérico em 12,2% e os triglicerídeos em 23%.

Anúncios

Outro estudo publicado na revista American Journal of Cardiology examinou o uso de berberina na insuficiência cardíaca congestiva. Após 8 semanas de tratamento com berberina, em uma dose de 1,2 a 2,0 gramas ao dia, houve um aumento significativamente maior na fração de ejeção do ventrículo esquerdo, capacidade de exercício, melhora do índice de dispneia-fadiga, diminuição da contração ventricular prematura, diminuição na pressão sistólica de repouso e diastólica.

DOSE RECOMENDADA: 900 a 1.500mg ao dia. Essa dose pode ser fracionada em até 3 vezes antes das refeições. Quando associado, pode-se reduzir a dose.

Você já faz uso da berberina na sua prática clínica, nutri? Tem bons resultados?

Conheça o Ebook Low Carb Teoria x Prática
5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!