Aguarde, carregando o site...

Menopausa – Fitoterápicos para Redução das Ondas de Calor

Menopausa – Fitoterápicos para Redução das Ondas de Calor – Fogachos ou ondas de calor são queixas frequentes no consultório em mulheres no climatério ou menopausa.

Anúncios

Os possíveis mecanismos para desencadeamento dos fogachos são:

Disfunção do centro termorregulador causada por mudanças nos níveis de estrogênio, pela ativação do Sistema Nervoso Simpático através de receptores adrenérgicos α2 e por redução de 5-hidroxitriptamina (5-HT) no cérebro.

Mas será que a fitoterapia poderia auxiliar no tratamento ou alívio das ondas de calor?

A literatura e a prática clínica mostram que é possível em muitos casos promover melhora dos sintomas com o uso de fitoterápicos.

Menopausa - Fitoterápicos para Redução das Ondas de Calor

Quais fitoterápicos poderiam auxiliar nos fogachos?

Glycine max.,soja. – os dois subtipos principais de fitoestrogênio, isoflavonas e lignanas, têm uma estrutura química semelhante à do estradiol (ou seja, uma forma de estrogênio) e, portanto, também parecem ter propriedades semelhantes ao estrogênio.

Especula-se que o que favorece a redução dos fogachos é um metabólito das isoflavonas denominado equol. Mulheres que “não produzem equol” se beneficiam com o uso do extrato de soja. Isso pode justificar o resultado terapêutico do uso para algumas mulheres e para outras não.

No entanto, esse mecanismo de ação também pode estar associado a efeitos adversos, como hiperplasia endometrial, redução da absorção da levotiroxina.

Outros fitos que não estão sob prescrição médica que podem reduzir as ondas de calor são:

O Crocus sativus, Saffron – pode reduzir fogachos e depressão via aumento da 5-hidroxitriptamina (5-HT) e o Pinus pinaster, Pycnogenol.

E você? o que prescreve para seus pacientes para redução dos fogachos?

Matéria da Nutricionista Ana Paula Pujol

Leia Também:

5 Chás para Melhorar a Insônia da Menopausa

Disbiose Intestinal na Menopausa

Dor de Cabeça na Menopausa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo