Os Impactos do Consumo de Aveia no Sistema Imunológico

Por Andreia Naves – Os Impactos do Consumo de Aveia no Sistema Imunológico

Anúncios

Uma alimentação rica em nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e polifenóis demonstram ter um efeito positivo sobre a imunidade. Como parte de uma dieta balanceada, a composição nutricional da aveia contribui para a modulação do sistema imunológico.

A aveia é um grão integral nutritivo e fornece principalmente carboidratos na forma de amido, possui níveis de lipídios razoavelmente altos e contém vários micronutrientes: vitamina B1, B6, folato, ácido pantotênico, manganês, magnésio, selênio, ferro, zinco e cobre.

Quando comparada a cereais como milho, a aveia apresenta um maior teor de proteínas. Ela também é rica em fibras, especialmente a beta-glucana, variando entre 2 a 8g em 100g do alimento.

Recentemente, além dos benefícios para a saúde intestinal, as fibras presentes na aveia tiveram seus efeitos estudados sobre a imunidade e a incidência de doenças.

Anúncios

Existem alguns mecanismos possíveis que explicam essa relação:

Primeiro, as fibras podem poupar mucina durante a fermentação. A mucina faz parte da imunidade inata, servindo como barreira física contra a invasão de microrganismos infecciosos.

Em segundo lugar, as fibras contribuem para a manutenção da microbiota intestinal, diversificando sua composição e diminuindo a proliferação de patógenos e o consequente enfraquecimento do sistema imunológico.

Por último, a produção de ácidos graxos de cadeia curta, metabólitos das fibras alimentares, estimulam a produção de muco e aumentam a expressão das tight junctions.

Portanto, a aveia é fonte de vários nutrientes que podem ajudar a otimizar o sistema imunológico e a resposta a infecções, incluindo vírus e outros patógenos.

Esses nutrientes sustentam a imunidade diretamente por modular o sistema imunológico inato e adaptativo e indiretamente por induzir mudanças na microbiota intestinal e metabólitos relacionados.

CHEN, Oliver et al. The Role of Oat Nutrients in the Immune System: A Narrative Review. Nutrients, v. 13, n. 4, p. 1048, 2021

Anúncios

Leia Também:

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!