Fibras na Síndrome do Intestino Irritado

Fibras na Síndrome do Intestino Irritado – Por Sylvia Campos

Anúncios

Estudos atuais tem documentado que o uso de fibras pode ser interessante no manejo das manifestações da #sindromedointestinoirritado .
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Fibra dietética atua no trato gastrintestinal (TGI) através de diversos mecanismos, tendo ação em aumento do bolo fecal e pela fermentação feita pelas bactérias do intestino, gerando ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), importantes para modulação do sistema imunológico e neuroendócrino do próprio TGI, necessários para controle da Síndrome.⠀⠀⠀⠀

Os estudos científicos têm mostrado que as fibras solúveis tem maior efeito do que as insolúveis, mas o que também devemos considerar é a capacidade de gerar fermentação.

Os oligossacarídeos, por exemplo, presentes no feijão, são fibras solúveis, de cadeia curta e com alto poder fermentativo, então, para alguns indivíduos eles devem ser evitados porque podem gerar muita flatulência.

Já algumas fibras de cadeia longa, solúveis e de moderada fermentação, como o psyllium, podem resultar em menor produção de gases no cólon e ser melhor tolerado nesses casos.

Anúncios

Mas o que de fato nos guia para a orientação na prática clínica?

São os sintomas que o paciente apresenta e a tolerância que ele tem para cada uma das fibras presentes nos diferentes alimentos. Isso envolve não apenas a análise da ingestão de um único alimento, mas sim da combinação desses alimentos ao longo de todo o dia e também ao longo dos dias de consumo.

Ou seja, todas os tipos de fibra que o indivíduo consome ao longo do dia e de forma frequente podem ter relação com a manifestação da #SII .

Dessa forma, precisamos nos atentar às combinações, às quantidades e à frequência de ingestão!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso eu sempre digo que não existe lista pronta! A análise é INDIVIDUAL, então as escolhas da dieta também são! É duro, mas é a realidade!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se achar que pode ajudar alguém compartilhe esse post ou salve para ler depois!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um beijo, Syl

Leia Também:

Conheça 10 Amigos do Intestino

Anúncios

E participe Gratuitamente do Nosso Canal no Telegramhttps://t.me/portaldenutricao

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!