Conheça 10 Amigos do Intestino

Por Lívia Balthazar – Conheça 10 Amigos do Intestino

Anúncios

Anota aí: 10 Amigos do Intestino

1) Mastigação:

Um alimento mal mastigado vai ser fermentado pelas bactérias mais do que o normal e seus nutrientes menos aproveitados, servindo como alimento para bactérias ruins. Por isso, mastigue!

2) Omega 3:

Ação anti-inflamatória e melhora a integridade da mucosa. Encontrado em peixe de águas frias, chia, linhaça, nozes, abacate e suplementos;

3) Probióticos:

Melhoram a diversidade bacteriana do intestino, reduzem a permeabilidade e melhoram imunidade. Podem ser obtidos através do kombucha, iogurtes naturais, kefir, picles, vinagre de maçã , coalhada e suplementos.

Anúncios

4) Vitamina D:

Regula imunidade, barreira intestinal e modula bactérias que vivem no intestino. Principais fontes alimentares são óleo de fígado de bacalhau, fígado, atum e sardinha, mas a melhor fonte ainda é o SOL.

5) Prebióticos:

carboidratos não digeríveis que servem de alimento para as bactérias “boas” do intestino. Encontrados na banana, cebola, alcachofra e cereais integrais, além de suplementos específicos;

6) Vitamina A:

Regenera mucosa intestinal e melhora a tolerância imunológica aos alimentos. Encontrada no fígado, gema de ovo e leite, folhas verde-escuras, abóbora, cenoura e frutas amarelo alaranjadas.

7) Polifenóis:

Agem como prebioticos no intestino. Encontrados em frutas vermelhas, roxas (berries), cacau, chá verde , chá preto, café (especial, de qualidade), cebola roxa, repolho roxo, brócolis, maçã;

Anúncios

8) Atividade física regular:

O exercício tem ação anti-inflamatória no intestino e melhora a composição da microbiota.

9) Zinco:

Melhora sistema imunológico associado ao intestino, antioxidante, reforça a barreira intestinal e reduz inflamação. Presente na carne vermelha, oleaginosas, ovos, leites e derivados, leguminosas, cereais integrais.
A suplementação NÃO deve ser feita por conta própria pois pode ser PREJUDICIAL à imunidade;

10) Controle do estresse:

Estresse prejudica a barreira intestinal além de inflamar o intestino. Práticas complementares como yoga, meditação, reiki, acupuntura, massagens relaxantes dentre outras são ótimas estratégias para um intestino saudável.

Conheça o Guia Completo dos Probióticos
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!