Por que a Alimentação é Importante no Processo de Cicatrização?
Por Sabrina Ribeiro
Vamos falar um pouco sobre a alimentação saudável e o processo de cicatrização?!! É super importante notar que a alimentação saudável influencia em tudo na nossa vida. Vem que tem informação.
A reparação e a reconstrução dos tecidos que ocorre durante a cicatrização e exige quantidades adequadas de energia e de nutrientes específicos que geralmente são tirados das reservas do organismo.
Sendo assim, uma pessoa com a alimentação inadequada, podem ter o processo de cicatrização comprometido.
Alguns alimentos que favorecem o processo de cicatrização:
Proteínas:
Importante para o crescimento celular e reparação do tecido. Podem ser encontradas em carnes em geral, ovos, leguminosas, leite e derivados e, se necessário, em suplementos.
Carboidratos:
Fornecem energia para o processo de cicatrização das feridas. Podem ser encontrados em cereais, milho, trigo, massas, raízes e tubérculos.Vitaminas
Vitamina A:
Possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão.
Vitamina C:
Possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno. Fontes alimentares: laranja, morango, kiwi, mamão papaya, goiaba e brócolis.
Vitamina E:
Possui propriedades anti-inflamatórias e diminui a formação de cicatrizes em feridas crônicas. Fontes alimentares: germe de trigo, semente de girassol, óleos vegetais (canola, girassol) e nozes.
Zinco:
Atua na formação do colágeno e na regeneração de tecidos. Fontes alimentares: carnes em geral, amêndoas e semente de abóbora.
Selênio:
Possui função antioxidante e de ativação do sistema imunológico para otimizar sua função. Fontes alimentares: castanha-do-pará, semente de girassol e farelo de trigo.
Os suplementos podem ser úteis em determinadas circunstâncias, mas sua necessidade deve ser avaliada por um nutricionista antes de serem tomados.
Gostou da informação? Fica a vontade para comentar ou compartilhar!
Leia Também:
Uso do Mel pode Melhorar a Mucosite
Seja o primeiro a comentar!