Pular para o conteúdo

Por que a Alimentação é Importante no Processo de Cicatrização?

Por Sabrina Ribeiro

Vamos falar um pouco sobre a alimentação saudável e o processo de cicatrização?!! É super importante notar que a alimentação saudável influencia em tudo na nossa vida. Vem que tem informação.

A reparação e a reconstrução dos tecidos que ocorre durante a cicatrização e exige quantidades adequadas de energia e de nutrientes específicos que geralmente são tirados das reservas do organismo.

Sendo assim, uma pessoa com a alimentação inadequada, podem ter o processo de cicatrização comprometido.

Alguns alimentos que favorecem o processo de cicatrização:

Proteínas:

Importante para o crescimento celular e reparação do tecido. Podem ser encontradas em carnes em geral, ovos, leguminosas, leite e derivados e, se necessário, em suplementos.

Carboidratos:

Fornecem energia para o processo de cicatrização das feridas. Podem ser encontrados em cereais, milho, trigo, massas, raízes e tubérculos.Vitaminas

Vitamina A:

Possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão.

Vitamina C:

Possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno. Fontes alimentares: laranja, morango, kiwi, mamão papaya, goiaba e brócolis.

Vitamina E:

Possui propriedades anti-inflamatórias e diminui a formação de cicatrizes em feridas crônicas. Fontes alimentares: germe de trigo, semente de girassol, óleos vegetais (canola, girassol) e nozes.

Zinco:

Atua na formação do colágeno e na regeneração de tecidos. Fontes alimentares: carnes em geral, amêndoas e semente de abóbora.

Selênio:

Possui função antioxidante e de ativação do sistema imunológico para otimizar sua função. Fontes alimentares: castanha-do-pará, semente de girassol e farelo de trigo.

Os suplementos podem ser úteis em determinadas circunstâncias, mas sua necessidade deve ser avaliada por um nutricionista antes de serem tomados.

Gostou da informação? Fica a vontade para comentar ou compartilhar!

Leia Também:

Uso do Mel pode Melhorar a Mucosite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não