Principais Patologias do Sistema Nervoso

Por Leornardo Borba – Principais Patologias do Sistema Nervoso

Anúncios

Esclerose Múltipla:

Se deve à produção de anticorpos contra componentes da bainha da mielina, levando à ativação do sistema complemento e de fagócitos, promovendo a desmielinização.

Esclerose Lateral Amiotrófica:

Presença de SOD1 (superóxido dismutase) mutante, levando à menor neutralização do radical superóxido, culminando em estresse oxidativo e morte neuronal.

Síndrome de Guillain Barré:

Reatividade imune com produção de autoanticorpos contra gangliosídeos da mielina, causando a desmielinização periférica, bloqueando a neurotransmissão eficiente.

Anúncios

Alzheimer:

Acúmulo de peptídeos beta-amilóides e proteínas tau hiperfosforiladas bloqueando a neurotransmissão, relacionadas à inflamação, estresse oxidativo e morte neuronal.

Parkinson:

Acúmulo de alfa-sinucleínas que podem se agregar formando corpos de Lewy, bem como aumento da autoxidação da dopamina, causando disfunção mitocondrial e morte de neurônios dopaminérgicos.

Doença de Huntington:

Mutação no gene que codifica uma proteína chamada huntingtina, levando à menor expressão de fatores relacionados à neuroplasticidade como o BDNF.

Enxaqueca:

Aumento de mediadores inflamatórios como prostaglandinas E2, substância p, histamina e peptídeo relacionado ao gene da calcitonina que podem causar a despolarização neuronal por meio do influxo excessivo de cálcio, causando dor.

Anúncios

Depressão:

Redução ou aumento da recaptação de monoaminas como a serotonina e dopamina, aumento da excitotoxidade glutamatérgica, neuroinflamação e ativação da via das quinureninas, levando à alterações no humor.

Esquizofrenia:

Hiperatividade da neurotransmissão dopaminérgica e/ou hipofunção de receptores NMDA do glutamato.

Epilepsia:

Desproporção glutamato/GABA relacionado ao estresse nitrosativo e inibição ou polimorfismos de glutamato descarboxilase.

Acidente Vascular Cerebral:

Morte neuronal por hipóxia e déficit de ATP promovido pela falta de fluxo sanguíneo cerebral decorrente de uma aterosclerose ou trombose.

Neuropatias:

Causada por estresse mecânico, infecções como herpes ou hiperglicemia do diabetes promovendo a desmielinização e morte neuronal.

5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!