Puberdade Precoce e Exames Laboratoriais

A puberdade precocese refere a sinais de desenvolvimento sexual que ocorrem em meninas com menos de 8 anos de idade ou em meninos com menos de 9 anos de idade, ou ao aparecimento de menstruação em meninas antes dos 10 anos de idade.

Anúncios

As principais manifestações incluem um surto de crescimento, juntamente com a maturidade dos órgãos reprodutivos e características sexuais significativamente avançadas em comparação com outras crianças da mesma idade.

Um nível de pico de LH pós estímulo de GnRH de 3,3 a 5 U/L é considerado um diagnóstico de Puberdade Precoce Central, e uma proporção de LH/FSH >0,6 pode ser diagnosticada como Puberdade Precoce Central.

Sobretudo, a proteína kisspeptina estimulada pela insulina, leptina e estrógenos, aumenta a liberação de GnRH, estimulando o eixo hipotálamo – hipófise – gonadal.

Um estudo foi feito com 70 meninas, incluindo 24 meninas com diagnóstico de Puberdade Precoce Central Idiopática, 21 meninas com Telarca Prematura e 25 meninas normais para avaliar parâmetros laboratoriais.

Anúncios

Foi visto uma idade óssea avançada, IMC aumentado, estradiol e volume dos ovários e do útero maiores no grupo Puberdade Precoce.

O nível de kisspeptina foi de:

– Grupo Puberdade Precoce Central Idiopática: 1,80 ng/ml
– Telarca Precoce: 1,4 ng/ml
– Controle: 1,39 ng/ml.

No grupo Puberdade Precoce, o LH era altíssimo, em média 13,23 UI/L e após o tratamento foi reduzido para 0,78 UI/L.

Portanto, leptina e insulina aumentados (excesso calórico e de carboidratos/ sobrepeso/ resistência à insulina) e estradiol aumentado (exposição a xenoestrógenos/ sobrepeso, citocinas inflamatórias, leptina e insulina estimulando aromatase/ menor capacidade hepática de metilação, sulfatação e glicuronidação/ maior reabsorção intestinal de estrógenos) favorecem a liberação de kisspeptina aumentando a liberação de GnRH e o pulso de LH, levando à puberdade precoce.

doi: 10.3892/etm.2015.2398

Anúncios

Matéria do Nutricionista Leonardo Borba

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!