Reeducação Alimentar e Dieta Restritiva – Diferenças

Por Cláudia Cristina – Reeducação Alimentar e Dieta Restritiva – Diferenças

Anúncios

Com certeza você já ouvir falar sobre esses dois assuntos, mas, já parou para pensar na diferença entre eles? Qual o melhor para seu organismo??

Existem muitas diferenças entre fazer uma dieta e fazer uma reeducação alimentar. As dietas são restritivas, prometem resultados milagrosos rapidamente e são mais difíceis de manter a longo prazo.

Também podem causar problemas sérios à saúde e levam ao que chamamos de “efeito sanfona”, que acontece quando o corpo recupera todo o peso perdido pouco tempo após voltar para sua rotina alimentar anterior. Quem procura fazer dieta geralmente tem um objetivo a alcançar rapidamente podendo ser redução de peso, ganho de massa muscular, controle de hipertensão, melhora em seu perfil lipídico entre outros. O difícil é que sustentar uma dieta restritiva por longo tempo é praticamente impossível e às vezes, não saudável. E é por isso que normalmente as dietas têm começo, meio e fim. O problema é que como dietas não promovem mudanças de hábitos alimentares, quando paramos de segui-las, o ganho de peso é quase inevitável.

Anúncios

A reeducação alimentar tem como objetivo formar hábitos saudáveis que serão mantidos para o resto da vida, portanto não há ciclo, mas sim etapas progressivas, ou seja, começo, meio e continuação. Dentro de uma alimentação saudável há espaço para todos os alimentos. Alguns precisam ser consumidos com maior frequência, outros somente de vez em quando.

Essa reeducação é uma forma de comer melhor, com qualidade, visando acima de tudo, a sua saúde e qualidade de vida.O papel da reeducação alimentar, não é te privar de nenhum alimento, e sim ensinar a comer de forma correta.

Agora que você já sabe a diferença entre as duas, pense bem, reflita e veja qual a melhor tática para você. Mude sua alimentação pensando em ter qualidade de vida e a conseqüência, será também, a perda de peso. Para isso, é preciso procurar auxílio de um profissional Nutricionista.

Anúncios

Leia: Fazer reeducação alimentar é caro?

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!