Pular para o conteúdo

Fazer Reeducação Alimentar é Caro?

Por Ana Cristina – Fazer Reeducação Alimentar é Caro? Alimentar-se bem custa caro? É claro que não, dependendo das escolhas, comer bem pode ser até bem mais barato.

Uma alimentação saudável pode ser cara e pode não ser, depende… é claro que um kiwi, um pêssego, uma ameixa ou uma cereja são alimentos saudáveis e muito caros, mas banana, laranja, abacaxi e melancia são igualmente saudáveis e não são tão caros.

Alimentação saudável, para o Ministério da Saúde, é, em termos gerais, saborosa, variada, colorida, acessível do ponto de vista físico e financeiro, equilibrada em quantidade e qualidade e segura.

Hoje, o consumo excessivo de açúcares foi observado em 61% da população, o de gorduras saturadas, em 82%. O consumo insuficiente de fibras foi observado em 68% dos brasileiros. Quanto ao sal, o consumo diário no país é 12 gramas, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é 5 gramas.

Além do excesso de peso, outros problemas são associados aos maus hábitos alimentares, como pressão alta, colesterol alto e diabetes.

A vida moderna, o stress, a falta de tempo e o sedentarismo criaram esse ambiente chamado OBESOGÊNICO, e a alimentação fora de casa é uma realidade cada vez maior hoje em dia. Muitos recorrem ao fast-food e dificilmente essas refeições são saudáveis.

O ideal mesmo é o consumo de COMIDA DE VERDADE, ou uma alimentação o mais natural possível. Comer arroz, feijão, carne, salada, frutas, deveria ser o nosso dia a dia, pois além de ser economicamente mais acessível, é muito mais saudável.

Fazer REEDUCAÇÃO ALIMENTAR não é sinônimo de gastar dinheiro para criar pratos elaborados com itens caros e difíceis de encontrar. Trata-se de uma combinação de disciplina, força de vontade e uma dieta natural, apostando nas substituições (como, por exemplo, trocar peixes caros como o salmão e o atum, por merluza e o cação).

Biscoito sem glúten ou supostamente integral, produtos zero açúcar, torradinhas industrializadas e queijos light, além de encarecer sua dieta, muitas vezes não ajudam no processo de reeducação.

Reeducar significa reduzir porções, fazer escolhas inteligentes e acredite isso é muito mais barato!!!

Leia Também: Não Faça Dietas, Faça Reeducação Alimentar

*PDN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não