Sal pode Reduzir a sua Imunidade contra COVID-19

Por Henrique Soares – Sal pode Reduzir a sua Imunidade contra COVID-19

Anúncios

Tenho abordado muito os alimentos que devemos consumir para treinarmos a imunidade para combatermos bactérias e vírus, como os da gripe, e os da COVID-19. Mas hoje quero falar sobre o que devemos reduzir para não atrapalhar esse treinamento.

E aí falo do sal. Já sabemos hoje pelas pesquisas científicas que o sal é um agente que pode levar ao aumento da permeabilidade intestinal e redução na quantidade de microorganismos probióticos no intestino (lactobacilos), gerando um quadro de disbiose intestinal. E nosso intestino é um órgão também imunológico, fundamental no combate à gripe e à COVID-19.

Além disso, abusar do sal favorece quadros inflamatórios, em especial nos pulmões, órgão de choque na COVID-19, que é muito atacado pelo SARSCOV-2.

Anúncios

Portanto, sugiro:

1 – Não adicione sal nos alimentos prontos e não coloque saleiro na mesa, na salada; use mais o vinagre, o azeite, limão, sementes, pimenta e ervas, que são imunoestimulantes.
2 – Evite alimentos muito salgados nesta época, especialmente carne de sol, charque, bacalhau, carnes da feijoada, um certo cuidado com farofas que pegam muito sal.

3 – Reduza consumo de alimentos embutidos que tem muito sal como presunto, apresuntado, mortadela, bacon, salame, salsicha, linguiça, etc.

4 – Use apenas em dias alternados alimentos enlatados ou conservados em vidros, plásticos que levem muito sal como molhos de tomate, milho, ervilha, palmito, etc.

Anúncios

5 – Leia nos rótulos dos alimentos e evite comprar o que tiver na lista de ingredientes os seguintes nomes abaixo que também são formas de sal:

– Glutamato monossódico
– Sulfito de sódio/metabissulfito de sódio
– Inosinato de sódio
– Ciclamato de sódio / Sacarina sódica
– Monofosfato de Sódio/ Difosfato de sódio
– Trifosfato de sódio / Tripolifosfato de sódio
– Benzoato de sódio / EDTA cálcio dissódico

Espero que ajude, não precisa tirar o sal da sua comida, apenas evite o excesso. Marque os amigos, compartilhe, se estas informações ajudaram você, poderão ajudar outras pessoas.

Mais detalhes, acesse meu site, www.henriquefreire.com.br
Cuide-se bem.

Fonte:
doi: 10.1038/s41581-019-0167-y
doi: 10.

Leia Também:

Como deve ser a Alimentação para quem está com COVID?

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!