Tireoide e o Ciclo Menstrual

Tireoide e o Ciclo Menstrual – Por Larissa Vieira

Anúncios

Como anda a saúde da sua tireoide?

A glândula responsável pela produção dos hormônios T3 e T4 regula uma série de funções metabólicas no nosso organismo e seu funcionamento pode alterar até mesmo nosso ciclo menstrual.

Vamos entender como?

  • Aumento do fluxo sanguíneo: o hipotireoidismo (queda na produção hormonal) diminui os fatores de coagulação e reduz a globulina, substância essencial para regular os hormônios sexuais. Com uma maior circulação de estrogênio no corpo, o fluxo menstrual tende a ficar mais intenso.
  • Aumento da resistência à insulina: o hipotireoidismo também altera a metabolização de insulina, o que contribui para um maior risco de desenvolvimento da Síndrome dos Ovários Policísticos, a SOP.
  • Alteração do folículo: essa estrutura precisa dos hormônios da tireoide para se desenvolver, ovular a produzir progesterona.
  • Prejudica a ovulação: tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo alteram a produção de hormônios hipofisários, como a prolactina, FSH e LH. Como resultado, o organismo suprime a ovulação.

E como cuidar da sua tireoide?

Além de manter seu checkup em dia, é preciso também cuidar da alimentação.

Anúncios

Uma dieta rica em boas fontes de fibras, iodo, selênio, zinco e cobre é fundamental.

Se você tem alguma questão hormonal, não deixe de marcar uma consulta.

A nutrição faz parte de um tratamento multidisciplinar e é essencial para a sua saúde como um todo. Entre em contato e agende seu horário!

Leia Também:

Saiba mais sobre nódulos na Tireoide

Anúncios

Entre em nosso Canal do Telegram e receba atualizações!

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!