Tireoide e o Ciclo Menstrual
Tireoide e o Ciclo Menstrual – Por Larissa Vieira
Como anda a saúde da sua tireoide?
A glândula responsável pela produção dos hormônios T3 e T4 regula uma série de funções metabólicas no nosso organismo e seu funcionamento pode alterar até mesmo nosso ciclo menstrual.
Vamos entender como?
- Aumento do fluxo sanguíneo: o hipotireoidismo (queda na produção hormonal) diminui os fatores de coagulação e reduz a globulina, substância essencial para regular os hormônios sexuais. Com uma maior circulação de estrogênio no corpo, o fluxo menstrual tende a ficar mais intenso.
- Aumento da resistência à insulina: o hipotireoidismo também altera a metabolização de insulina, o que contribui para um maior risco de desenvolvimento da Síndrome dos Ovários Policísticos, a SOP.
- Alteração do folículo: essa estrutura precisa dos hormônios da tireoide para se desenvolver, ovular a produzir progesterona.
- Prejudica a ovulação: tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo alteram a produção de hormônios hipofisários, como a prolactina, FSH e LH. Como resultado, o organismo suprime a ovulação.
E como cuidar da sua tireoide?
Além de manter seu checkup em dia, é preciso também cuidar da alimentação.
Uma dieta rica em boas fontes de fibras, iodo, selênio, zinco e cobre é fundamental.
Se você tem alguma questão hormonal, não deixe de marcar uma consulta.
A nutrição faz parte de um tratamento multidisciplinar e é essencial para a sua saúde como um todo. Entre em contato e agende seu horário!
Leia Também:
Saiba mais sobre nódulos na Tireoide
Entre em nosso Canal do Telegram e receba atualizações!
Seja o primeiro a comentar!