Como Acabar com as Aftas
Por Felipe Rossini – Quem não ama aquela afta que te faz lembrar dela a cada gole de água ou a cada palavra? Só quem já teve afta sabe quão insuportáveis e irritantes elas são.
Mas afinal, o que são, onde vivem, o que comem?
Elas são lesões de mucosa oral e tb são conhecidas como estomatites aftosas. Elas podem ser menores, maiores ou herpetiformes, onde o que muda é o número e tamanho das lesões, tempo de cicatrização e até mesmo o local.
Mas afinal, porque você tem afta? Não tenho nenhuma resposta simples, mas comece olhando para:
1- Hipersensibilidades Alimentares:
Embora isso varie muito, é bom ficar de olho em alimentos que contenham glúten, lácteos, amendoim, chocolate, oleaginosas, ovos… Esqueça testes para alergias tardias, a melhora estratégia é uma dieta de rotação.
2- Fatores Emocionais:
Vive mais estressado que um pinscher com tremelique? Olhe para seu estress e tambem para a qualidade do seu sono.
3- Fatores Hormonais:
Desequilibrios como entre progesterona e estrogênio, resistência a insulina, baixa testosterona…
4- Traumas Locais:
Descarte que possa ser por erros de escovação, má oclusão dentária, fio dental ou tratamentos dentários…
5- Agentes Biológicos:
Alguns vírus estão fortemente relacionados as aftas, como herpes simples, varicela-zóster, Epstein-Barr, citomegalovírus e o adenovírus. Se for algo recorrente, recomendo a investigação principalmente quando estiver com as aftas.
6- Deficiência Nutricionais:
Alguns estudos correlacionam aftas com deficiência de folato, ferro e complexo B (principalmente B1, B2, B6 e B12), zinco e vitamina D.
Vale lembrar que não temos exames específicos para o diagnostico, então ele é clinico. Entretanto, cobri as principais causas, mas é importante investigar o todo!
Não é incomum ver aftas sendo causas por doenças gastrointestinais, como refluxo, doença de Crohn e doença celíaca (principalmente entre os Enzos e Valentinas) e até mesmo algumas infecções sexualmente transmissíveis.
Seja o primeiro a comentar!