O que é Síndrome de Sjogren

A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune em que os linfócitos B passam a produzir anticorpos contra as células epiteliais das glândulas lacrimais e salivares, levando à morte dessas células, reduzindo a produção de saliva e lágrima, causando secura ocular e oral.

Anúncios

Os pacientes geralmente se queixam de dificuldade para engolir alimentos secos ou incapacidade de falar por longos períodos sem ingerir líquidos.

Sintomas relacionados à disfunção de outras glândulas exócrinas incluem pele seca, secura vaginal, hipocloridria e baixa secreção de enzimas pancreáticas comprometendo a digestão.

Embora se tenha um cunho genético, agentes infecciosos, especialmente vírus, têm sido considerados potenciais desencadeadores da doença.

Entre eles, o vírus Epstein-Barr (EBV) foi encontrado em biópsias de glândulas lacrimais e salivares. Infecções virais podem aumentar a expressão do interferon-gama que por sua estimula a expressão dos complexos de histocompatibilidade MHC-I e MHC-II na membrana das células epiteliais, culminando na ativação de linfócitos T citotóxicos, causando a destruição celular.

Anúncios

A morte dessas células leva à liberação de conteúdos para o meio extracelular, inclusive complexos ribonucleoproteicos (SSA/Ro e SSB/La) que são captados por células apresentadoras de antígenos e apresentados aos linfócitos T que se diferenciam em Th1 e Th17 produzindo citocinas que estimulamos linfócitoa B a produzir anticorpos anti SSA/Ro e anti SSB/La, destruindo glândulas lacrimais e salivares.

Outra hipótese é que infecções e alérgenos alimentares ou ambientais podem apresentar mimetismo molecular com complexos ribonucleoproteicos desencadeando a produção de autoanticorpos.

FAN (anticorpos anti nucleares), anticorpos anti SSA/Ro e anti SSB/La são achados sorológicos típicos na Síndrome de Sjogren, embora muitos tenham Fator Reumatóide positivo e apresentam sintomas de dor e desgaste articular devido ao acúmulo de imunocomplexos na articulação, levando à ativação do sistema complemento e de metaloproteinases de matriz.

A biópsia das glândulas salivares fecha o diagnóstico.

doi: 10.1007/s10238-021-00728-6
doi: 10.3389/fimmu.2023.1127417

O que é síndrome de sjogren

Matéria do nutricionista Leonardo Borba

Anúncios

Veja Também:

Qual a Verdadeira Causa da sua Doença Autoimune?

Glúten e Doenças Auto-Imune

Brócolis é Tóxico para Tireoidites Autoimunes?

Aproveite e Entre para o nosso Canal no Telegram para receber as Atualizações do site Gratutitamente!

Receba Atualizações no Canal do Telegram
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!