O que são Pós Bióticos?

Prebióticos, Probióticos e o Pós Bióticos tem relação, porém interdependente, sendo importante para a saúde intestinal e mental considerando o eixo intestino-cérebro.

Anúncios

Mas o que são Pós bióticos?

Subprodutos dos probióticos que são produzidos a partir do uso dos prebióticos.

Ao ingerir cereais, frutas frescas, essas fibras são consideradas prebióticos. Os probióticos então quebram as fibras, convertendo-as em metabólitos que denominamos pós-bióticos.

Os probióticos produzem vários compostos a partir da fermentação dos prebióticos e estes são considerados pós-bióticos. Os ácidos graxos de cadeia curta, proteínas funcionais e polissacarídeos extracelulares incluem somente três exemplos do que pode ser descrito como pós-bióticos.

Anúncios

Com compostos bioativos funcionais, pesquisas demonstraram que os pós-bióticos apresentam efeitos benéficos diretos sobre seu sistema imunológico. Estudos mostram que os pós-bióticos podem ser usados por pessoas saudáveis para beneficiar o bem-estar geral. Também foi demonstrado alívio como dermatite atópica, diarreia e cólicas infantis.

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Uma microbiota com pós-bióticos saudáveis começa com as fibras. Não é somente a quantidade de fibras consumidas que importa para ter um microbioma intestinal saudável, mas também é importante que estas fibras sejam variadas para criar os metabólitos pós-bióticos necessários para uma boa saúde.

Consumir alimentos diversos de origem vegetal aumenta e diversifica sua ingestão de fibras , fortalecendo sua saúde prebiótica – afetando diretamente seu estado pós-biótico. As frutas, vegetais, cereais e leguminosas fornecem boas fontes de fibras.

O adulto deve ingerir cerca de 25g de fibra por dia, enquanto crianças em torno de 15g, mas CUIDADO, o excesso de fibras pode trazer sintomas como inchaço, diminuição do apetite, cólicas, constipação e pode atrapalhar a absorção de fósforo e cálcio.

Se esta com problemas intestinais, procure um profissional nutricionista para te ajudar.

Matéria da Nutricionista Adriana Siqueira

Anúncios

Leia Também:

O que fazer após usar Antbióticos?

Kefir o Melhor Latícinio

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!