Pode Comer Abacate com Manchas?

Ah, o abacate! Um dia ele está lá, firme e forte como um meteorito, e no outro está mais podre que aquele limão esquecido na geladeira há gerações. Mas antes de apodrecer, ele fica como essa foto, escurecido. E é sobre isso que iremos conversar.

O escurecimento da polpa do abacate é consequência da exposição ao oxigênio e de uma reação chamada escurecimento enzimático.

Na presença de oxigênio, a enzima polifenoloxidase (PPO), presente no abacate, catalisa a oxidação de compostos fenólicos em quinonas, que posteriormente polimerizam-se, formando pigmentos escuros. Esse processo é conhecido como escurecimento enzimático e é responsável por tornar a superfície do abacate marrom após cortado ou amassado.

Para a fruta, não é um processo puramente estético. Ocorrem mudanças na estrutura dos nutrientes e dos fitoquímicos que podem impactar negativamente na sua biodisponibilidade. Porém, nem todos os nutrientes respondem de maneira igual frente a essas reações, alguns deles são mais sensíveis do que outros. Dos presentes no abacate, os mais sensíveis são a vitamina C, E, e os carotenoides.

Como evitar o escurecimento?

1- Esfregue ou borrife suco de limão ou vinagre na polpa exposta da fruta. As enzimas responsáveis pelo escurecimento enzimático são sensíveis a condições ácidas e trabalham muito mais lentamente.

2- Deixe o abacate na geladeira. O frio pode desacelerar as enzimas até certo ponto, pois sua atividade é menor em temperaturas mais baixas.

3- Deixe o caroço dentro do abacate. Pelo menos a parte do abacate que está em contato com o caroço estará parcialmente protegida do oxigênio.

Respondendo à pergunta. Sim, você pode comer um abacate que esteja escuro, desde que ele não esteja podre e mais mole do que um saco de farinha. Portanto, saiba que, dependendo do nível de oxidação, pode ocorrer uma perda de alguns nutrientes e fitoquímicos do abacate.

Me conta se você come a parte escura ou joga fora?

Matéria do nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Benefícios do Abacate

Chá de Caroço de Abacate

Patê de Abacate com Frango

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!