Pular para o conteúdo

Você pode ter Hiperandrogenismo

Acne, pele oleosa, queda de cabelo, excesso de pelos? Você pode estar sofrendo de hiperandrogenismo.

Hiperandrogenismo, nada mais é do que um aumento nos níveis de androgênios, como a androstenediona, testosterona e o DHEA.

Eles são hormônios presentes em maiores quantidades nos homens, e quando ocorrem em níveis elevados nas mulheres, podem ocasionar em acne, aumento da oleosidade, excesso de pelos e queda de cabelo.

Embora esses sintomas possam ser visíveis no espelho, saiba que as repercussões vão muito além, estando relacionadas a complicações como obesidade, hipertensão arterial, resistência à insulina e diabetes, alterações no colesterol, síndrome metabólica, gordura no fígado e infertilidade. Só desgraça!

E porque raios esses hormônios estão altos?

Como tudo na vida, não é tão simples. Uma das principais causas é a síndrome dos ovários policístico (SOP), um distúrbio causado principalmente pela resistência à insulina. Inclusive mesmo sem a SOP o aumento da insulina já é capaz de estimular os ovários a produzirem androgênios.

Outras causas incluem a disfunção tireoidiana, aumento da prolactina, seguido por causas menos comuns, como síndrome de Cushing, tumores nas adrenais ou ovarianos.

Reverter a resistência à insulina, já que é o principal fator de risco modificável associado ao hiperandrogenismo, é uma das maneiras pelas quais a nutrição pode ajudar a reverter o quadro.

No entanto, as estratégias podem variar de acordo com a causa subjacente. As estratégias nutricionais frente a uma disfunção na tireoide, como o hipotireoidismo, não necessariamente serão as mesmas em comparação com a SOP, por exemplo.

Muito cuidado se você estiver apenas escondendo a sujeira debaixo do tapete. É muito comum ver o uso de pilula como forma de reduzir os androgênios, e sem dúvida, ignorar a origem do problema não fará com que ele desapareça só porque você notou melhora nos sintomas.

Lembre-se de que o aumento dos androgênios não é a causa, mas sim a consequência de outros desequilíbrios, onde a maioria é causada pelo seu estilo de vida.

Você possui algum desses sintomas?

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Veja Também:

10 Alimentos que Auxiliam na Redução dos Pelos

Metformina – Boa Opção para Tratar SOP?

As Melhores Frutas para a Mulher com SOP e RI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não