Você pode ter Hiperandrogenismo
Acne, pele oleosa, queda de cabelo, excesso de pelos? Você pode estar sofrendo de hiperandrogenismo.
Hiperandrogenismo, nada mais é do que um aumento nos níveis de androgênios, como a androstenediona, testosterona e o DHEA.
Eles são hormônios presentes em maiores quantidades nos homens, e quando ocorrem em níveis elevados nas mulheres, podem ocasionar em acne, aumento da oleosidade, excesso de pelos e queda de cabelo.
Embora esses sintomas possam ser visíveis no espelho, saiba que as repercussões vão muito além, estando relacionadas a complicações como obesidade, hipertensão arterial, resistência à insulina e diabetes, alterações no colesterol, síndrome metabólica, gordura no fígado e infertilidade. Só desgraça!
E porque raios esses hormônios estão altos?
Como tudo na vida, não é tão simples. Uma das principais causas é a síndrome dos ovários policístico (SOP), um distúrbio causado principalmente pela resistência à insulina. Inclusive mesmo sem a SOP o aumento da insulina já é capaz de estimular os ovários a produzirem androgênios.
Outras causas incluem a disfunção tireoidiana, aumento da prolactina, seguido por causas menos comuns, como síndrome de Cushing, tumores nas adrenais ou ovarianos.
Reverter a resistência à insulina, já que é o principal fator de risco modificável associado ao hiperandrogenismo, é uma das maneiras pelas quais a nutrição pode ajudar a reverter o quadro.
No entanto, as estratégias podem variar de acordo com a causa subjacente. As estratégias nutricionais frente a uma disfunção na tireoide, como o hipotireoidismo, não necessariamente serão as mesmas em comparação com a SOP, por exemplo.
Muito cuidado se você estiver apenas escondendo a sujeira debaixo do tapete. É muito comum ver o uso de pilula como forma de reduzir os androgênios, e sem dúvida, ignorar a origem do problema não fará com que ele desapareça só porque você notou melhora nos sintomas.
Lembre-se de que o aumento dos androgênios não é a causa, mas sim a consequência de outros desequilíbrios, onde a maioria é causada pelo seu estilo de vida.
Você possui algum desses sintomas?
Matéria do Nutricionista Felipe Rossini
Seja o primeiro a comentar!