3 Motivos para Germinar

Alimentos germinados são alimentos que passaram pelo processo de germinação (a vá), onde a forma mais comum é através da germinação hidropônica.

À medida que a semente absorve água e busca a luz, suas defesas químicas diminuem, permitindo que seus nutrientes guardados se expandam e enriqueçam o broto em crescimento. Essa “metamorfose” (não ambulante) não só resulta em uma melhor digestibilidade, mas tb em um aumento da sua nutrição.

Anúncios

Vamos as Vantagens!

1-Melhor digestibilidade:

O processo de germinação reduz os fatores antinutricionais, além de aumentar o teor de fibras solúveis em germinações mais prolongadas,

Um estudo (DOI no final do post) demonstrou que leite e tofu produzidos a partir de grãos de soja germinados contêm 59% e 56% menos antinutrientes, respectivamente, do que os feitos a partir de grãos não germinados.

Se você não digere bem feijão, grão de bico, ervilha, lentilha…, a germinação pode te ajudar. Vale o teste.

2- Mais nutrientes:

Em geral, a germinação aumenta a concentração de certos nutrientes, como proteínas, folato, magnésio, fósforo, manganês, vitamina C e vitamina K, quando comparada ao alimento não germinado.

Anúncios

3- Mais antioxidantes:

O processo de germinação aumenta a quantidade de compostos bioativos, como os ácidos fenólicos, fitoesteróis e até mesmo o GABA. A germinação do trigo, por exemplo, aumentou a quantidade de beta-caroteno e tanto no trigo quanto no arroz houve um aumento na quantidade de vitamina E.

Diversos tipos de sementes podem passar pelo processo de germinação, como feijão, lentilha, grão de bico, arroz integral, amaranto, quinoa, aveia, amêndoas, semente de abóbora, gergelim e girassol), e você pode consumir os germinados crus ou levemente refogados, dependendo da semente.

Quais as minhas favoritas para germinar?

Feijão Azuki e moyashi, grão de bico e lentilha.

Querem aprender como germinar?

Anúncios

DOI: 10.3390/nu11020421
DOI.org/10.1016/j.lwt.2015.07.075
DOI: 10.1007/s13197-011-0576-9
DOI: 10.1089/jmf.2012.2559

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Veja Também:

Como Fazer Remolho e Germinação?

Por que você deve deixar suas Leguminosas no Demolho?

Pimentão é Indigesto pra você?

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!