Por que você deve deixar suas Leguminosas no Demolho?
Por Clarissa – O demolho de 12h permite que o grão sofra o processo germinativo (lá dentro dele ele começa a germinar).
Esse processo diminui a quantidade de ácido fítico (fator antinutricional) e também diminui a quantidade de rafinose (fibra que faz gerar aquele excesso de flatulências).
Sendo assim, quando você deixa o grão de molho coberto com água por 12h em temperatura ambiente você obtém um grão muito mais nutritivo e com melhor digestibilidade!
Nutri, devo deixar 12h ou 24h?
O obrigatório é 12h.
Mas tem alguns grãos que podem estar mais envelhecidos e precisarão de mais tempo para o processo germinativo acontecer, então 24h acaba sendo um tempo legal caso você já tenha usado 12h mas ainda percebeu que fica com bastante flatuência!
Se deixar por 24h é importante trocar a água quando der 12h, especialmente se na sua região faz muito calor.
E não adianta colocar na geladeira pois o processo germinativo só acontece em temperatura ambiente.
Depois de deixar de molho (12 ou 24h) descarte a água, lave brevemente os grãos (pode sair espumas deles) e siga para o cozimento.
Muitas pessoas acham que ao descartar a água estará perdendo nutrientes dos grãos: é justamente o contrário!
Se você ingerir aquela água estará consumindo muita rafinose e ácido fítico, aproveitando pouco os nutrientes e provavelmente correndo o risco de ter muitos gases.
E tem pessoas que dizem que depois de deixar de molho o grão fica muito claro, muito amolecido e sem sabor.
Pessoal: isso é questão de costume
Se você sente isso, faça o seguinte:
• Cozinhe menos o grão. O demolho já deixa o grão mais macio, então é provável que o tempo de cozimento necessário já seja menor (economiza gás hein).
• Utilize temperos naturais como as ervas e o pó de urucum (colorau) – é um tempero natural que deixa a preparação mais avermelhada.
Assim terá um feijão mais escuro e saboroso.
Você já sabia de tudo isso? Conte aqui o que você aprendeu com esse post!! E conte também o que você já fazia em casa!! Quero saber tudo.
Leia Também: Você deve Evitar as Lectinas?
Seja o primeiro a comentar!