Como Fazer Remolho e Germinação?

Por Heliese Bortoncello

Anúncios

O remolho é um procedimento simples, que consiste em deixar grãos imersos em água no mínimo 24 horas, trocando a água a cada 3 a 4 horas ou sempre que possível, reduzindo assim os fitatos presentes nos grãos.

O remolho é o primeiro passo para a germinação de um grão ou semente.
Após 12 horas do remolho, já podemos iniciar o processo de germinação, escorrendo a água com ajuda de uma peneira, deixando suspensa e coberta com uma telinha ou um guardanapo protegendo de insetos.

A cada 3 horas é necessário regar o grão com um pouco de água, e deixar escorrer. Em algumas horas o brotinho já irá começar a aparecer, continuando nesse processo até o tamanho desejado e esperado do broto.
Esse processo pode durar de 2 a 5 dias. Após você guardar na geladeira, o processo continua, porém se torna mais lento.

Com relação à germinação, costumo dizer que quando germinamos, tornamos o alimento VIVO, e isso me traz muitos significados! Para alguns uma filosofia de vida, mas que não irei adentrar nesse post.

Germinar traz muitos benefícios, dentre eles: maior concentração de nutrientes e fibras, reduz o carboidrato, consequentemente diminui as calorias, aumenta o teor proteico – potencializando o poder de saciedade, melhora a digestibilidade, facilitando o esvaziamento gástrico, alto teor antioxidante entre outros benefícios.

Você já fez remolho e germinação de alimentos alguma vez? Me conta como foi!

5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!